alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Trump critica China por coronavírus e diz estar 'muito decepcionado'

    Placeholder - loading - news single img
    Presidente dos EUA, Donald Trump 13/05/2020 REUTERS/Kevin Lamarque

    Publicada em  

    WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está muito decepcionado com a China pelo que afirma ser a incapacidade do país asiático de conter o novo coronavírus, acrescentando que a pandemia mundial ofuscou o acordo comercial entre os dois países.

    O surto de coronavírus emergiu em Wuhan, na China, em dezembro e se propagava silenciosamente enquanto os EUA e a China assinavam a primeira fase de um pacto comercial que o presidente republicano alardeou como uma grande conquista.

    'Estou muito decepcionado com a China', disse Trump em uma entrevista transmitida nesta quinta-feira na Fox Business Network.

    'Eles nunca deveriam ter deixado isto acontecer. Então eu faço um grande acordo comercial e agora digo que isto não parece o mesmo para mim. A tinta mal tinha secado e a praga chegou. E não parece o mesmo para mim'.

    Conforme o pacto de fase 1 assinado em janeiro, Pequim prometeu comprar ao menos 200 bilhões de dólares em bens e serviços norte-americanos adicionais ao longo de dois anos, e Washington concordou em descartar tarifas sobre bens chineses em etapas.

    Um jornal estatal chinês noticiou que alguns conselheiros do governo em Pequim estão pedindo novas conversas e possivelmente a invalidação do acordo.

    Trump voltou a dizer que não tem interesse em renegociar.

    Embora agências de inteligência dos EUA tenham dito que o vírus não parece ter sido feito por humanos ou geneticamente modificado, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse no início de maio que existe 'uma quantidade significativa de indícios' de que o vírus saiu de um laboratório de Wuhan.

    Seus comentários vieram na esteira da afirmação de Trump, no dia 30 de abril, de que acredita que o coronavírus pode ter surgido em um laboratório de virologia chinês.

    Na entrevista à Fox Business, que foi gravada na quarta-feira, Trump se

    Temos muitas informações, e não é nada bom. Se veio de um laboratório ou veio dos morcegos, veio tudo da China, e eles deveriam tê-lo impedido. Eles poderiam tê-lo impedido na fonte'.

    '(O vírus) saiu de controle', afirmou Trump.

    (Por Susan Heavey; reportagem adicional de Kanishka Singh)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. trump critica china por …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.