Trump diz que EUA tomarão medidas em breve contra traficantes de drogas venezuelanos em terra
Trump diz que EUA tomarão medidas em breve contra traficantes de drogas venezuelanos em terra
Reuters
28/11/2025
PALM BEACH (Reuters) - Os Estados Unidos começarão 'muito em breve' a tomar medidas para deter suspeitos de tráfico de drogas venezuelanos em terra, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, na quinta-feira.
'Vocês provavelmente notaram que as pessoas não estão querendo fazer entregas por mar, e nós começaremos a detê-las por terra também. A terra é mais fácil, mas isso começará muito em breve', disse Trump, falando virtualmente com membros do serviço militar dos EUA.
O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O governo Trump está avaliando as opções relacionadas à Venezuela para combater o que tem sido retratado como o papel do presidente Nicolás Maduro no fornecimento de drogas ilegais que matam norte-americanos. Maduro negou ter qualquer ligação com o comércio ilegal de drogas.
Até o momento, as forças dos EUA na região têm se concentrado em operações antidrogas, embora o poder de fogo reunido seja muito maior do que o necessário para essas operações. As tropas dos EUA realizaram pelo menos 21 ataques a supostos barcos de drogas no Caribe e no Pacífico desde setembro, matando pelo menos 83 pessoas.
Relatos de ações iminentes proliferaram nas últimas semanas. Os militares dos EUA têm enviado forças para o Caribe em meio ao agravamento das relações com a Venezuela.
A Reuters, citando quatro autoridades norte-americanas, informou no sábado que os EUA estavam prestes a lançar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela.
(Reportagem de Jeff Mason e Ismail Shakil)
Reuters

