Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump diz que May faz trabalho 'fantástico' sobre Brexit e promete acordo comercial

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Trump diz que May faz trabalho 'fantástico' sobre Brexit e promete acordo comercial"

Publicada em  

Por Jeff Mason e William James

CHEQUERS, Inglaterra (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que torce para finalizar um acordo comercial com o Reino Unido após a desfiliação britânica da União Europeia, em uma abrupta mudança de tom em relação a entrevista a um jornal na qual disse que a estratégia da primeira-ministra britânica, Theresa May, para o Brexit mataria qualquer acordo bilateral.

Em uma entrevista publicada poucas horas antes de os dois líderes se reunirem, Trump criticou os resultados muito infelizes das propostas da premiê para o Brexit e suas táticas de negociação enquanto o Reino Unido se prepara para deixar o bloco em março de 2019.

Porém, mais tarde Trump adotou uma postura completamente diferente, dizendo que May está fazendo um trabalho fantástico .

Não sei o que eles farão depois que o processo do Brexit estiver concluído e o Reino Unido tiver talvez deixado a UE, mas o que quer que façam está bom para mim, essa é a sua decisão , disse Trump em uma coletiva de imprensa com May no jardim de sua residência de campo oficial de Chequers.

O que quer que vocês façam está bom para nós, só garantam que poderemos fazer comércio juntos, isso é tudo que importa. Esta é uma oportunidade incrível para nossos dois países e a aproveitaremos plenamente , acrescentou.

Na semana passada, no mesmo local, May finalmente obteve apoio de seu gabinete para seus planos do Brexit, mas dias depois dois de seus principais ministros renunciaram, o que levou Trump a descrever o Reino Unido no início desta semana como um país em caos.

Horas depois de estas propostas serem divulgadas formalmente, Trump questionou a estratégia em uma entrevista ao jornal The Sun na qual fez uma avaliação demolidora.

Se eles fizerem um acordo assim, negociaríamos com a União Europeia ao invés de negociar com o Reino Unido, então isso provavelmente matará o acordo , disse Trump ao Sun. Eu teria feito muito diferente. Eu inclusive disse a Theresa May como fazê-lo, mas ela não me ouviu .

Indagado sobre a entrevista, Trump disse que não criticou a premiê e a cobriu de elogios.

Infelizmente saiu uma reportagem que no geral estava boa, mas que não incluiu o que eu disse sobre a primeira-ministra, e eu disse algo tremendo , afirmou. Isso se chama fake news .

May também passou ao largo dos comentários.

Hoje concordamos que, agora que o Reino Unido está deixando a União Europeia, buscaremos um acordo de livre comércio EUA-Reino Unido ambicioso .

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que may faz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.