Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump e diretor da OMC dizem que discutirão mudanças

Placeholder - loading - Diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, e presidente dos EUA, Donald Trump, em Davos 22/01/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, e presidente dos EUA, Donald Trump, em Davos 22/01/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Atualizada em  

DAVOS, Suíça (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta quarta-feira ação dramática com a Organização Mundial do Comércio, dizendo que o diretor-geral do grupo visitará Washington já na próxima semana, mas sem dar mais detalhes.

A OMC perdeu sua capacidade de intervir em disputas comerciais depois que os Estados Unidos a paralisaram efetivamente, retirando dois de três membros do órgão de resolução de conflitos, deixando o árbitro comercial incapaz de emitir decisões.

'Vamos fazer algo que acho que será muito dramático', disse Trump a repórteres.

O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, e outros representantes do órgão mundial chegarão a Washington 'em algum momento na próxima semana ou talvez na semana seguinte, e começaremos a trabalhar nisso', acrescentou Trump.

A reunião vem depois de os Estados Unidos finalizarem a Fase 1 do acordo comercial com a China e se aproximarem da promulgação de um novo acordo comercial com o México e o Canadá. Trump e seu governo culparam a OMC por permitir que a China se aproveitasse dos EUA.

Azevêdo, falando ao lado de Trump na entrevista coletiva, disse que a OMC precisa de mudanças sérias e que o sistema multilateral não está funcionando adequadamente.

'Para a OMC cumprir e desempenhar seu papel na economia global de hoje, ela precisa ser atualizada', afirmou ele. 'Estamos comprometidos em efetuar essas mudanças'.

Azevêdo disse que discutirá o que precisa ser mudado com Trump o mais rápido possível, assim como com líderes de outros países membros da OMC.

(Por Alexandra Alper)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que se reunira com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.