Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump é multado em US$10 mil por violar ordem de silêncio em caso de fraude civil

Placeholder - loading - O ex-advogado do ex-presidente dos EUA Donald Trump, Michael Cohen, fala à imprensa após participar do julgamento de fraude civil da Organização Trump 25/10/2023 REUTERS/Mike Segar
O ex-advogado do ex-presidente dos EUA Donald Trump, Michael Cohen, fala à imprensa após participar do julgamento de fraude civil da Organização Trump 25/10/2023 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Por Jack Queen e Luc Cohen

NOVA YORK (Reuters) - Donald Trump foi multado em 10 mil dólares nesta quarta-feira após o juiz responsável pelo caso de fraude civil concluir que o ex-presidente dos Estados Unidos violou uma determinação de silêncio no processo pela segunda vez.

O juiz Arthur Engoron já havia multado Trump na semana passada em 5 mil dólares ao descobrir que ele não havia retirado do ar publicação em que depreciava auxiliar do juiz. Engoron impediu Trump, favorito à indicação republicana em 2024, de fazer comentários atacando funcionários do tribunal.

Nesta quarta-feira, durante intervalo no julgamento de ação movida pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James, sobre as práticas comerciais de Trump, o ex-presidente disse a jornalistas que 'esse juiz é um juiz muito partidário, com uma pessoa muito partidária sentada ao lado dele, talvez ainda muito mais partidária do que ele.'

Supondo que Trump referia-se à sua secretária, Engoron considerou os comentários uma violação 'flagrante' da ordem de silêncio. O juiz impôs a multa após Trump subir brevemente ao banco das testemunhas para responder perguntas.

O advogado de Trump, Christopher Kise, disse que a pessoa 'partidária' a quem Trump se referia não era a secretária de Engoron, mas Michael Cohen, ex-advogado e negociador do ex-presidente que está testemunhando contra ele no julgamento.

Também nesta quarta-feira, Cohen reconheceu, sob interrogatório, um incentivo financeiro para criticar o ex-chefe, mas defendeu sua credibilidade ao testemunhar no julgamento.

Cohen, que ficou cara a cara com Trump pela primeira vez em cinco anos na terça-feira, foi submetido a interrogatório durante seu segundo dia consecutivo de depoimento em um caso em que a empresa familiar de Trump é acusada de manipular ilegalmente finanças para enganar credores e seguradoras.

A advogada de Trump, Alina Habba, perguntou nesta quarta-feira a Cohen quanto dinheiro ele ganhou com seu podcast político e dois livros que escreveu desde que cortou amargamente os laços com Trump e se tornou um de seus críticos mais ferozes.

'Você tem um incentivo financeiro para criticar o Sr. Trump, sim ou não?' Habba perguntou.

'Sim', respondeu Cohen.

Trump negou qualquer irregularidade no caso. O ex-presidente já se declarou inocente em quatro casos criminais neste ano

(Reportagem de Jack Queen e Luc Cohen, em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump e multado em us10 mil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.