Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump quer pacote de estímulo de US$1 tri para combater impactos do coronavírus

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, falam durante briefing diário sobre coronavírus na Casa Branca, Washington, EUA 17/03/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, falam durante briefing diário sobre coronavírus na Casa Branca, Washington, EUA 17/03/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por Doina Chiacu e Jonathan Allen

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - O governo do presidente norte-americano Donald Trump anunciou nesta terça-feira que prepara um pacote de estímulo de 1 trilhão de dólares para fortalecer a economia atingida pelos temores com o coronavírus e que poderia entregar cheques de mil dólares para norte-americanos em duas semanas, enquanto Nova York anunciou que pode pedir aos moradores da cidade mais populosa dos Estados Unidos para ficarem em casa.

Com o número de casos reportados nos Estados Unidos superando os 5.800 e as mortes chegando a 100, milhões de americanos se abrigaram em casa em vez de se deslocarem para o trabalho ou para a escola enquanto Nova York e outras grandes cidades aumentaram as políticas de 'distanciamento social' ao fecharem escolas, bares, restaurantes e teatros.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, estimou que as medidas econômicas que o governo do presidente Donald Trump propôs para lidar com os efeitos da crise do coronavírus injetariam 1 trilhão de dólares na economia norte-americana.

'Colocamos uma proposta sobre a mesa que injetaria 1 trilhão de dólares na economia', afirmou ele nesta terça-feira após reunião com senadores republicanos.

'Quero apenas dizer que essa é uma combinação de empréstimos. Essa é uma combinação de cheques diretos para indivíduos. É uma combinação de criação de liquidez para pequenas empresas.'

Mnuchin, junto a Trump na sala de imprensa da Casa Branca, disse que está conversando com líderes do Congresso sobre um plano de enviar cheques imediatamente para os norte-americanos deslocados. Trump disse que algumas pessoas devem receber até mil dólares.

Lutando para controlar um vírus imprevisível que afetou os norte-americanos em todas as esferas da vida, Trump previu que o desafio econômico será difícil no curto prazo, mas que a economia acabará se recuperando.

'Vamos vencer e acho que vamos vencer mais rápido do que as pessoas pensam, espero', disse Trump, cercado pelos principais conselheiros da crise do coronavírus.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que decidiria em dois dias se pediria que moradores se 'abrigassem no lugar onde estão' para lutar contra a propagação do vírus. A medida confinaria amplamente as pessoas em suas casas na cidade de cerca de 8,5 milhões de habitantes, mas provavelmente deixaria que eles fizessem viagens necessárias a mercados ou farmácias.

'É uma decisão muito, muito difícil', disse de Blasio. 'Nós nunca estivemos aqui antes. Eu nunca ouvi nada assim na história da cidade de Nova York'.

O governador de Illinois, J.B. Pritzker, anunciou a primeira morte por coronavírus do Estado e disse que 22 outras pessoas haviam sido infectadas em um asilo em um subúrbio de Chicago. Em Nova Jersey, o governador Phil Murphy fechou parques de diversões e shoppings.

Em Minnesota, o Mall of America, o maior shopping center fechado do país, anunciou que fecharia até o final do mês. Delegados em Los Angeles foram orientados a aplicarem mais multas e fazer menos prisões, deixando as lotações das prisões no mínimo possível.

O vice-presidente Mike Pence disse que a Casa Branca pode ter de estabelecer hospitais de campanha em áreas muito afetadas pelo vírus, se for requisitado pelos governadores, ou utilizar engenheiros do Exército para acrescentar capacidades a hospitais existentes.

Pence também disse que o governo está pedindo às empresas de construção que doem máscaras faciais N95 para hospitais locais e não comprem mais para ajudar os médicos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump quer pacote de estimulo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.