Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump retira EUA de dezenas de organizações internacionais, diz Casa Branca

Trump retira EUA de dezenas de organizações internacionais, diz Casa Branca

Reuters

07/01/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 04/01/2026 REUTERS/Elizabeth Frantz
Presidente dos EUA, Donald Trump 04/01/2026 REUTERS/Elizabeth Frantz

WASHINGTON, 7 Jan (Reuters) - O presidente dos ⁠EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira uma proclamação retirando os Estados Unidos de 35 organizações não ligadas à Organização das Nações Unidas e de 31 entidades da ONU que 'operam de forma contrária aos interesses nacionais dos EUA', informou a Casa Branca em um comunicado.

A Casa Branca não listou as organizações, mas disse que elas ​promovem 'políticas climáticas radicais, governança ⁠global e ⁠programas ideológicos que entram em conflito com a soberania e a força econômica dos EUA'.

O comunicado afirma que a medida foi resultado de uma revisão de todas as organizações intergovernamentais, convenções ‌e tratados internacionais dos quais os EUA são ​membros ou fazem parte.

'Essas retiradas ‌encerrarão o financiamento ​e ​o envolvimento do contribuinte norte-americano em entidades que promovem agendas globalistas em detrimento das prioridades dos EUA, ou que ​tratam de questões importantes de forma ineficiente ou ineficaz, de modo que os dólares do contribuinte norte-americano são melhor alocados de outras maneiras para apoiar as missões relevantes', disse a Casa Branca.

A Casa Branca não respondeu imediatamente quando solicitada a fornecer mais detalhes e uma lista das organizações.

Desde o início de seu segundo mandato, há um ano, Trump procurou reduzir o financiamento dos EUA para a ONU, interrompeu o ⁠envolvimento dos EUA com o Conselho de Direitos Humanos ‌da ONU, suspendeu o ⁠financiamento para a agência de assistência palestina UNRWA e abandonou a agência cultural da ONU, a Unesco. ‍Ele também anunciou planos para deixar a Organização Mundial da Saúde e ​o ‌acordo climático de Paris.

(Reportagem de Jasper Ward em Washington)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.