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UE deve proteger indústria automobilística de rivais chineses, diz comissário da Indústria do bloco

UE deve proteger indústria automobilística de rivais chineses, diz comissário da Indústria do bloco

Reuters

07/11/2025

Placeholder - loading - Comissário de Indústria da UE, Stephane Sejourne, no Parlamento Europeu em Estrasburgo 10/09/2025 REUTERS/Yves Herman
Comissário de Indústria da UE, Stephane Sejourne, no Parlamento Europeu em Estrasburgo 10/09/2025 REUTERS/Yves Herman

ROMA (Reuters) - A União Europeia precisa defender sua indústria automobilística da concorrência chinesa, incluindo uma reavaliação de sua meta de emissão zero para carros novos e vans em 2035, disse o chefe da indústria do bloco em uma entrevista publicada nesta sexta-feira.

Stephane Sejourne disse que a UE também deve procurar diversificar suas exportações e estabelecer novas regras para proteger a produção na Europa.

'Temos que ser menos ingênuos e voltar aos padrões de todas as principais economias do mundo. Somos o único continente que carece de pensamento estratégico sobre a política industrial', disse o ex-ministro das Relações Exteriores da França ao jornal italiano La Stampa.

Ele advertiu que 'se não intervirmos, em dez anos os carros produzidos e vendidos na Europa cairão de 13 (milhões) para nove milhões'.

'Devemos mostrar flexibilidade em relação à meta de proibição total de carros a combustão interna até 2035', disse ele.

Espera-se que a UE reveja a meta até o final do ano, em resposta aos apelos das montadoras de que uma mudança total para veículos elétricos não é mais viável.

Sejourne disse que as montadoras europeias deveriam buscar novos mercados para suas vendas, e que as empresas deveriam enfrentar menos burocracia.

No início desta semana, ele disse que a Comissão Europeia pretendia anunciar a criação de uma nova categoria de carros elétricos pequenos e acessíveis para combater a concorrência chinesa e reavivar o mercado interno, como parte de uma estratégia mais ampla a ser delineada em 10 de dezembro.

O comissário do setor também sugeriu medidas contra os locais de produção chineses na Europa.

'Atualmente, há fabricantes que montam carros chineses na Europa com componentes chineses e pessoal chinês: isso está acontecendo na Espanha e na Hungria. Isso não é aceitável', disse Sejourne.

Perguntado se a Europa deveria adotar medidas protecionistas, Sejourne disse que 'é necessário introduzir condições para o investimento estrangeiro na Europa', acrescentando que tarifas comerciais, no entanto, criariam tensões e prejudicariam a produção.

Ele também disse que, para reduzir a dependência da China em relação aos minerais de terras raras, a Europa deveria considerar novos fornecedores -- como Brasil, Canadá e países da África --, introduzir restrições ao seu uso, reciclar mais e investir em potenciais locais de extração.

(Reportagem de Giulia Segreti)

Reuters

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