Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

UE fará com que WhatsApp seja mais responsável pelo combate a conteúdos nocivos

UE fará com que WhatsApp seja mais responsável pelo combate a conteúdos nocivos

Reuters

26/01/2026

Placeholder - loading - Logo do WhatsApp em tela de celular 27/10/2025 REUTERS/Dado Ruvic
Logo do WhatsApp em tela de celular 27/10/2025 REUTERS/Dado Ruvic

BRUXELAS, 26 Jan (Reuters) - A ⁠Comissão Europeia informou nesta segunda-feira que designou formalmente o WhatsApp, da Meta Platforms, como uma plataforma muito grande nos termos da Lei de Serviços Digitais (DSA) da UE, tornando-o mais responsável pelo combate a conteúdos ilegais e prejudiciais.

A Comissão disse ​no início deste ⁠mês ⁠que estava considerando essa medida, pois o WhatsApp tinha 51,7 milhões de usuários ativos mensais médios de seus canais na UE nos ‌primeiros seis meses de 2025, acima ​do limite de 45 ‌milhões de ​usuários ​estabelecido na DSA.

A DSA exige que essas grandes plataformas façam mais para combater ​o conteúdo ilegal e prejudicial. O Facebook e o Instagram, ambos também da Meta; o YouTube, do Google; o TikTok, o Temu e o LinkedIn, da Microsoft, são algumas das empresas rotuladas como plataformas online muito grandes de acordo com a DSA, sujeitas a essa exigência.

'Após a designação, ⁠a Meta, provedora do WhatsApp, tem ‌quatro meses, ou ⁠seja, até meados de maio de 2026, para garantir que o WhatsApp ‍cumpra as obrigações adicionais da DSA', disse a ​Comissão ‌em um comunicado.

(Reportagem de Yun Chee Foo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.