Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    UE fecha novo acordo para obtenção de vacina contra Covid-19

    Placeholder - loading - news single img
    10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic

    Publicada em  

    Por Philip Blenkinsop e Matthias Blamont

    BRUXELAS/PARIS (Reuters) - A União Europeia concordou em comprar uma vacina potencial contra a Covid-19 da Sanofi e da GSK, no segundo acordo do bloco para garantir o fornecimento da imunização, à medida que o prazo para aderir ao projeto global de vacinas liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) se aproxima.

    O acordo terá as farmacêuticas francesa e britânica, que se uniram para fabricar uma vacina baseada em proteína recombinante que esperam ser aprovada no próximo ano, fornecendo à UE até 300 milhões de doses, de acordo com um tuíte da comissária de Saúde europeia, Stella Kyriakides.

    O acordo desta sexta-feira confirma um anúncio feito em 31 de julho pelas duas empresas e segue um acordo anterior entre a UE e a AstraZeneca por até 400 milhões de doses.

    Em troca do direito às doses, a Comissão Europeia financiará parte dos custos iniciais enfrentados pelos produtores de vacinas. As doses propriamente serão compradas pelos países da UE.

    O novo acordo chega no dia limite para os membros da OMS aderirem ao programa Covax, que visa comprar vacinas contra a Covid-19 e garantir que as imunizações sejam distribuídas de forma justa e eficiente.

    Até o momento, 92 nações de baixa renda buscam assistência via Covax, parte de um programa da OMS para impulsionar o desenvolvimento de vacinas, terapias e diagnósticos para combater a pandemia.

    Cerca de 80 países de renda mais alta expressaram interesse, mas muitos ainda precisam se associar enquanto lutam para garantir suprimentos separadamente.

    A França fornecerá financiamento para a iniciativa, mas não comprará doses por meio dela, disse um funcionário do Ministério da Saúde na quinta-feira, depois que Paris decidiu fazer parte de um esquema conjunto organizado pela UE.

    Atualmente, não existe uma vacina aprovada internacionalmente para Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, que matou mais de 946 mil pessoas em todo o mundo e prejudicou a economia global.

    Para a Sanofi e a GSK, o negócio segue um acordo de 2,1 bilhões de dólares com os Estados Unidos, em julho, para 100 milhões de doses, com opção de o governo norte-americano comprar mais 500 milhões, além de um acordo para entregar 60 milhões de doses ao Reino Unido.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ue fecha novo acordo para …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.