Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    UE recebe vitória de Johnson com alívio e relutância

    Placeholder - loading - news single img
    Premiê britânico, Boris Johnson 13/12/2019 REUTERS/Toby Melville

    Publicada em  

    Por Robin Emmott e Marine Strauss

    BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia saudaram a vitória eleitoral do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, nesta sexta-feira, como uma chance de deixar para trás três anos de frustração com a saída britânica do bloco, mas o premiê tcheco falou por muitos da UE ao dizer que o Brexit é 'uma notícia ruim para a Europa'.

    Agora os líderes disseram querer uma separação rápida e partir para conversas sobre um acordo de livre comércio do Reino Unido com a UE, mesmo que provavelmente venham a ser difíceis.

    'Estou aliviado pelo meu país', disse o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, em uma cúpula da UE.

    Um chamado Brexit ordeiro com um período de transição é crucial para investidores e empresários, que temem que uma desfiliação sem acordo prejudique o comércio e os mercados financeiros.

    'Esperamos uma votação sobre o acordo de retirada o mais cedo possível', disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a repórteres, referindo-se ao acordo que Johnson e a UE firmaram estabelecendo os termos da saída britânica em 31 de janeiro de 2020.

    'É importante ter clareza o mais cedo possível', disse Michel.

    Da Itália à Holanda, diversos líderes ecoaram esse sentimento, e o premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel, disse: 'Boris venceu a eleição dizendo a todos que quer fazer acontecer, então agora é hora de fazer acontecer'.

    Os líderes do bloco, assim como os eleitores britânicos, se cansaram do vai e vem das negociações do Brexit e dos três adiamentos da data de saída que a UE concedeu, embora todos tenham lamentado profundamente a decisão da ruptura.

    'Obviamente é um sucesso gigantesco para Boris Johnson. Ele é um líder carismático', opinou o premiê tcheco, Andrej Babis.

    'Ele venceu e agora eles partirão, infelizmente. Isso é uma notícia ruim para a Europa'.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. ue recebe vitoria de johnson …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.