Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Um dia após condenação pelo STF, Bolsonaro anuncia perdão a Daniel Silveira

Placeholder - loading - 18/04/2022 REUTERS/Adriano Machado
18/04/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Alexandre Caverni e Lisandra Paraguassu

(Reuters) - Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal condenar, por 10 votos a 1, o deputado Daniel Silveira pelos crimes de coação no curso do processo e atentado ao ?Estado Democrático de Direito, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira um decreto concedendo perdão ao parlamentar por meio de uma 'graça constitucional', em uma medida com potencial para abrir nova crise com a cúpula do Judiciário.

Silveira foi condenado à pena de 8 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de multa e da perda do mandato parlamentar. A denúncia contra Silveira citava vídeos postados pelo parlamentar em que constam 'ameaças e impropérios dirigidos aos ministros do Supremo, mas também uma incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o tribunal'.

O decreto com a graça foi publicado em edição extra desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

Bolsonaro anunciou sua decisão em duas transmissões nas redes sociais, antes mesmo do trânsito em julgado do processo contra Silveira. Nas duas, o presidente leu o decreto e também citou artigos de leis e da Constituição usados para basear sua decisão.

Bolsonaro disse ainda que sua decisão estaria amparada em jurisprudência do ministro do STF Alexandre de Moraes, que foi o relator do julgamento de Silveira.

'É um direito do presidente da República conceder a graça', disse Bolsonaro no final da segunda live. 'O decreto é constitucional e será cumprido.'

Entre as considerações apresentadas no decreto para a concessão da graça estão a de 'que a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações' e a de que a sociedade estaria 'em legítima comoção diante da condenação de parlamentar resguardado pela inviolabilidade de opinião deferida pela Constituição que somente fez uso de sua liberdade de expressão'.

Procurado pela Reuters, o STF não comentou de imediato a decisão de Bolsonaro.

Entre parlamentares de oposição, no entanto, a reação foi rápida.

'Bolsonaro é um golpista que atenta contra os Poderes o tempo todo. O indulto beneficiando Daniel Silveira é afronta ao STF e claramente inconstitucional. Entrarei com medida judicial ainda hoje contra o decreto ilegal. O fascismo não passará. O Congresso precisa se manifestar', tuitou o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

'O decreto de Bolsonaro é uma afronta ao STF e à separação de Poderes! Além de não se sustentar juridicamente, por desvio de finalidade, o indulto de Daniel Silveira permite que aqueles que atentam contra a nossa democracia não sejam devidamente responsabilizados', publicou o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), em sua conta no Twitter.

Para o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), 'defender invasão ao STF e agressão a ministro não é liberdade de opinião, é crime'.

'Garantias constitucionais não podem ser escudo para atacar a democracia e a CF (Constituição Federal). O indulto presidencial ao condenado afronta o STF, a democracia e os brasileiros que respeitam os limites constitucionais', acrescentou Leite no Twitter.

Cristiano Vilela, sócio do escritório Vilela, Miranda e Aguiar Fernandes Advogados, e da Confederação Americana dos Organismos Eleitorais Subnacionais, lembra que o presidente tem a prerrogativa constitucional de conceder indulto, mas destaca que 'uma concessão de graça específica e anterior à condenação definitiva é totalmente inusual'.

'O ponto que deve pautar a discussão nos próximos dias é: o referido decreto de graça é constitucional? O presidente teria feito a interpretação adequada do dispositivo constitucional que lhe permite editar tal medida?, aponta Vilela.

Para ele, embora Bolsonaro tenha essa prerrogativa, 'não é constitucional a concessão dessa medida a quem ainda não possui condenação efetiva'.

'A concessão dessa medida viola a separação de Poderes e as prerrogativas constitucionais do Judiciário. Sem contar no evidente interesse político do presidente na concessão da graça a um aliado político”, acrescenta Vilela.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. um dia apos condenacao pelo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.