Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

União deve obter R$18 bi com capitalização da Eletrobras, diz ministro à GloboNews

Placeholder - loading - 09/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
09/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governo deve arrecadar cerca de 18 bilhões de reais com o processo de capitalização da Eletrobras

Os recursos serão obtidos por meio da emissão de novas ações da companhia, que poderá movimentar entre 30 bilhões de reais e 36 bilhões de reais no total, segundo o ministro, com parte dos valores sendo destinados a pagar um bônus de outorga à União em troca da renovação em condições mais favoráveis de concessões da companhia.

Na entrevista à GloboNews, Albuquerque afirmou que o modelo de capitalização da estatal deverá ser levado ao presidente Jair Bolsonaro para uma decisão final em até duas semanas.

'Esse modelo nós estamos ainda finalizando. Eu e o ministro (da Economia) Paulo Guedes pretendemos apresentar isso para o presidente Bolsonaro na próxima semana ou na outra, para que ele aprove o modelo que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação', disse.

Albuquerque, que é almirante da Marinha, disse também não ter oposição à desestatização da Eletrobras em meio à capitalização.

'Eu acho que pode, e até teve, num momento passado, a importância de termos empresas estatais, mas hoje em dia eu não vejo nenhum sentido em, por exemplo, a Eletrobras ser uma empresa estatal', afirmou.

Segundo o ministro, 'não vão faltar interessados' em comprar ações da companhia na capitalização, mas haverá um limite para a fatia que os investidores poderão comprar em papéis, de forma a evitar que uma empresa possa controlar a elétrica, que se transformará em uma corporação, sem controlador definido.

'Esse é o modelo mais aplicado hoje no mundo, 70% das empresas desse porte da Eletrobras no mundo são 'corporations', são empresas que foram capitalizadas em que o Estado tem uma participação', disse.

(Por Luciano Costa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uniao deve obter r18 bi com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.