Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Urnas eletrônicas são 'absolutamente confiáveis', diz presidente do TSE

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Urnas eletrônicas são 'absolutamente confiáveis', diz presidente do TSE"

Publicada em  

(Reuters) - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assegurou a confiabilidade das urnas eletrônicas ao rebater nesta terça-feira as declarações do candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, que repetidamente vem levantando a possibilidade de fraude nas eleições.

“As pessoas são livres para expressar a própria opinião. Mas, quando essa opinião é desconectada da realidade, nós temos que buscar os dados da realidade. Para mim, as urnas são absolutamente confiáveis”, disse Rosa Weber a jornalistas no Supremo Tribunal Federal (STF), onde também é ministra, lembrando que as urnas eletrônicas têm sido utilizadas há 22 anos sem nenhum caso comprovado de fraude.

No domingo, Bolsonaro, que lidera as pesquisas de intenção de voto, fez uma transmissão ao vivo do hospital onde se recupera de um atentado à faca repetindo suas suspeitas de que as eleições de outubro poderão ser fraudadas, tanto para a Presidência da República como para o Congresso. [nL2N1W209S]

Rosa Weber ressaltou que as urnas eletrônicas --usadas pela primeira vez nas eleições municipais de 1996-- 'são auditáveis'.

'O mais importante que todos nós temos de repisar e repisar é que elas são auditáveis”, disse. “Nós abrimos para possibilidade de auditagem de maneira geral. Ninguém vai lá para ver. Me parece que há uma confiança”, acrescentou.

A ministra lembrou ainda do pedido do PSDB de auditoria dos sistemas eleitorais, incluindo a checagem da urna eletrônica, nas eleições presidenciais de 2014.

“Houve uma desconfiança. O partido que não saiu vencedor requereu e o TSE abriu todos os dados. Depois de um ano, se constatou que de fato não havia nada”, disse Rosa Weber.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. urnas eletronicas sao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.