Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vale diz buscar solução para impasse com hidrelétrica atingida por lama da Samarco

Placeholder - loading - Logo da Vale fotografado em Brumadinho (MG)  29/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Logo da Vale fotografado em Brumadinho (MG) 29/01/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Vale informou na madrugada desta quarta-feira que está empenhada em solucionar as questões relativas à aplicação do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) ao Consórcio Candonga, operador da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, no qual a mineradora é sócia.

O comunicado foi feito após reportagem do jornal O Estado de S.Paulo afirmar que a Vale decidiu devolver 500 milhões de reais que teria recebido apesar de a hidrelétrica ter interrompido a geração em função do desastre da Samarco, joint venture da própria Vale com a BHP.

Uma reunião foi realizada na véspera com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir a paralisação da usina, que foi atingida pela lama do rompimento da barragem da Samarco em 2015, e está paralisada desde então, gerando custos ao sistema elétrico.

A Vale disse que o Consórcio Candonga acionou o MRE, um sistema de compartilhamento de riscos de geração entre todas hidrelétricas do Brasil, que funciona como um condomínio, 'considerando a melhor informação disponível à época acerca da retomada das operações na usina Risoleta Neves'.

'Todavia, considerando o prolongamento do prazo para o retorno das atividades na usina, a Vale empenhará todos os esforços para equacionar a questão junto à Aneel e demais órgãos envolvidos', disse a companhia em comunicado ao mercado.

Questionada pela Reuters especificamente sobre a devolução dos 500 milhões de reais, a Vale não comentou.

Em dezembro, a Reuters informou com base em documentos que os investimentos em reparação da usina afetada pelo desastre da Samarco podem superar o custo de construção do empreendimento.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale diz buscar solucao para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.