Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veja o que foi notícia na manhã desta quarta-feira (29/09/2021)

O dia começou com o fim do intervalo entre as vacinas da gripe e da covid-19, elevação do IPP e apagões programados na China

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das princiapais notícias do Brasil e no mundo!

Nacional

O Ministério da Saúde eliminou o intervalo entre as vacinas da gripe e da Covid-19. A objetivo é facilitar a adesão da população às duas campanhas. A recomendação é que cada vacina seja administrada em grupos musculares diferentes para diferenciar eventuais efeitos colaterais de cada aplicação.

O Senado aprovou o projeto que define o CPF como único número de identificação no Brasil. O número será parâmetro em todos os bancos de dados do poder público interligando toda a relação entre os indivíduos e o Estado. O texto sofreu alterações dos senadores e voltará para a Câmara.

O ministério da Economia revogou a decisão que suspendia os empréstimos para estados e municípios. O artigo 3 da portaria 9 mil 365 foi alvo de várias ações judiciais desde sua publicação em agosto deste ano. A supressão da publicação aconteceu depois de derrotas do governo federal no caso.

Economia

A Petrobras aumentou em 9% o imposto do preço do diesel vendido às distribuidoras. Com a medida, o valor do litro do combustível nas refinarias vai de 2 reais e 81 centavos para 3 reais e 6 centavos. A decisão começou a valer nesta quarta-feira.

Dados divulgados hoje pelo IBGE mostraram que o Índice de Preços ao Produtor, IPP, subiu 1,86% em agosto. O indicador mede os preços dos produtos na porta de fábrica, sem impostos e frete. Segundo o Instituto, o setor de alimentos foi o que mais influenciou o resultado geral e teve alta de 2,19%.

O Índice Geral de Preços-Mercado, caiu 0,64% em setembro, mas acumula alta de 16% no ano. Os dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que o resultado desse mês foi influenciado pela queda no preço do minério de ferro. O IGP-M serve de parâmetro para o reajuste de contratos de locação.

Internacional

O ex-chanceler, Fumio Kishida, venceu as eleições para a liderança do Partido Liberal Democrata e deve se tornar o novo primeiro-ministro japonês. Kishida apoia a aliança entre Estados Unidos e o Japão e é a favor de gastos agressivos para recuperar a economia do país. O fim do mandato do atual primeiro-ministro termina no próximo mês.

O ministro da Justiça talibã anunciou que vão adotar uma Constituição datada da monarquia até escrever um novo texto. A Carta é considerada liberal e será adaptada para seguir a interpretação que o grupo faz da lei islâmica. O documento de 1964 concedia o direito das mulheres ao voto e reduzia o poder religioso.

A China começou a promover apagões programados em Pequim e Xangai para conter a crise energética. O problema está afetando o setor industrial do país e traz uma forte ameaça à economia. O governo chinês já anunciou que vai expandir a compra de carvão para garantir a geração de energia no inverno.

Escrito por Jornalismo - Mayara Assis

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. veja o que foi noticia na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.