Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veja o que foi notícia na manhã desta terça-feira (28/09/2021)

O dia começou divulgação da ata do Copom, anúncio de medidas para pessoas com deficiência e fim do estado de emergência no Chile

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O Congresso deve expedir hoje uma nova regra que muda a distribuição do dinheiro público para as campanhas eleitorais. De acordo com a proposta, as legendas que obtiverem votos em candidatos negros e mulheres podem receber um bônus financeiro. A medida, que foi muito bem vista na Câmara e no Senado, foi aprovada por congressistas na semana passada.

O Governo Federal anunciou uma série de medidas voltadas para as pessoas com deficiência. Entre as iniciativas está a criação do curso de capacitação sobre acessibilidade nas delegacias do Brasil. Outra ação foi o lançamento do Prêmio Nacional de Acessibilidade que promete incentivar o engajamento na pauta.

A Câmara dos deputados derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro e manteve a lei que proíbe despejos durante a pandemia. Com a proposta ficam proibidas decisões judiciais e extrajudiciais que terminem com a desocupação forçada de imóveis até o fim do ano. O veto ainda vai passar por votação no Senado.

Economia

O Comitê de Política Monetária divulgou nesta manhã a ata da última reunião. No documento o Copom indicou que a inflação deve continuar em alta no Brasil e elevou a taxa Selic para 6,25% ao ano. O comitê divulgou a possibilidade de realizar nova alta nos juros básicos na próxima reunião.

Uma pesquisa do Ipea mostrou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 13,7% em junho, último mês do trimestre móvel iniciado em abril. Os dados mostraram ainda que o crescimento nas contratações ocorre principalmente em setores com mais mão de obra informal.

A Agência Nacional de Telecomunicações publicou o edital de licitação do 5G. Segundo a Anatel, o certame deve movimentar cerca de 49 bilhões de reais. Parte desse valor deve ser pago pelas empresas vencedoras para obterem o direito de explorar comercialmente o 5G. O leilão foi confirmado para o dia 4 de novembro.

Internacional

O presidente dos Estados Unidos propôs reformular iniciativa do governo Obama que evita a deportação de imigrantes que chegaram ainda crianças ao país. Chamado de Ação Diferida para os Chegados na Infância, Daca, o decreto teve novas inscrições bloqueadas há dois meses por um juiz federal do Texas. Joe Biden recorreu da decisão.

O Chile decretou o fim do estado de emergência contra a Covid-19. Segundo o presidente Sebastián Piñera houve uma significativa redução dos casos de infecção, hospitalização e mortes. O país liderou uma das campanhas de vacinação mais rápidas da América Latina e já imunizou 88% da população.

No Reino Unido a falta de mão de obra no setor de transportes causa temor de desabastecimento. Nos últimos dias, a falta de combustível nos postos gerou pânico e longas filas. O governo britânico colocou as Forças Armadas de prontidão para ajudar a conter a crise da cadeia produtiva.

Escrito por Jornalismo - Mayara Assis

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. veja o que foi noticia na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.