Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Venezuela e Colômbia discutem segurança enquanto Rodríguez pede fim de sanções dos EUA

Venezuela e Colômbia discutem segurança enquanto Rodríguez pede fim de sanções dos EUA

Reuters

13/03/2026

Placeholder - loading - A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez março de 2016 REUTERS/Gaby Oraa
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez março de 2016 REUTERS/Gaby Oraa

Por Vivian Sequera e Mayela ​Armas e Luis Jaime Acosta

CARACAS/BOGOTÁ, 13 Mar (Reuters) - Autoridades colombianas de alto escalão, incluindo os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, reuniram-se com seus homólogos venezuelanos em Caracas nesta sexta-feira, no que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, avaliou como reuniões produtivas, enquanto pedia o fim das sanções dos EUA contra seu país.

A reunião, a primeira presencial entre os dois países vizinhos sul-americanos desde a ⁠destituição, ⁠no início de janeiro, do ​ex-presidente venezuelano ‌Nicolás Maduro, teve como foco a cooperação energética, a segurança e o comércio, disse Rodríguez.

A previsão inicial era que Rodríguez se reunisse com o presidente colombiano, Gustavo Petro, ⁠no que teria sido sua primeira reunião bilateral em nível ​presidencial, mas o encontro foi cancelado devido a motivos de 'força ​maior', segundo os dois governos.

Em fala ‌após a reunião ​com os ⁠ministros, Rodríguez disse que a colaboração entre os dois países deve ser extremamente frutífera economicamente e cumprir a visão de seu fundador ​conjunto, o herói da libertação sul-americana Simón Bolívar.

'E quero aproveitar esta oportunidade para também enviar uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para deixar claro que medidas coercitivas ​unilaterais contra o povo venezuelano afetam os povos de nossa América Latina', disse Rodríguez.

'O apelo é para que as sanções contra a Venezuela sejam suspensas.'

Ex-vice-presidente, Rodríguez tem procurado atrair investidores em petróleo e mineração enquanto tenta estabilizar o país desde a captura de Maduro pelas forças dos EUA. Trump a elogiou várias vezes, ​e ela recebeu autoridades norte-americanas e possíveis investidores em Caracas. Os ‌EUA e a Venezuela também ⁠restabeleceram formalmente os laços diplomáticos.

Na sexta-feira, Washington anunciou a ampliação das isenções de sanções à Venezuela para facilitar o investimento ⁠em energia e permitir a exportação de ⁠fertilizantes.

(Reportagem de Vivian Sequera e ⁠Mayela Armas em ⁠Caracas ​e Luis Jaime Acosta em Bogotá, reportagem adicional de Nelson Bocanegra)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.