Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Verão da vacinação nos EUA termina em temperatura morna com alta de casos da variante Delta

Placeholder - loading - Terminal de contêineres no Porto de Long Beach-Porto de Los Angeles 07/04/2021.  REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo
Terminal de contêineres no Porto de Long Beach-Porto de Los Angeles 07/04/2021. REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo

Publicada em  

Por Howard Schneider e Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) - A promessa de uma economia norte-americana 'normal' neste verão no Hemisfério Norte, que começou com a revitalização de restaurantes, viagens aéreas e jogos de beisebol em junho, está se transformando em uma queda incerta diante de riscos crescentes para a saúde e para a economia.

O fim de semana do Dia do Trabalho, que tradicionalmente marca o término da temporada de verão nos EUA, era considerado o momento em que a economia finalmente faria a transição para sair da crise pandêmica, com empregos e salários no setor privado substituindo os benefícios a desempregados.

Em vez disso, o verão está terminando com aumento da contagem de casos de Covid-19, hospitais lotados de pacientes, forte desaceleração na geração de empregos e previsões sombrias.

A mais alarmante: o Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde da Universidade de Washington projeta que entre agora e 1º de dezembro haverá 100 mil mortes por Covid, mais do que no mesmo período do ano passado, quando uma onda de infecções de inverno se espalhou e as vacinas ainda não estavam disponíveis.

'Não acho que o outono de 2021 (nos EUA) nos trará a catarse que esperávamos', disse Nick Bunker, diretor de pesquisa econômica para o buscador de empregos Indeed, ou fornecerá uma visão clara de quão rápido o mercado de trabalho dos EUA pode recuperar os 5,3 milhões de empregos ainda faltantes em relação ao patamar de antes da pandemia. 'A transição vai ser mais longa do que o esperado. A questão é: é um tropeço ou o bastão caiu?'

Os EUA criaram fora do setor agrícola 235 mil empregos no mês passado, após geração de 1,053 milhão de vagas em julho, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Economistas esperavam 728 mil novos postos.

A concessão de benefícios especiais de desemprego de 300 dólares por semana termina no sábado. Embora os empregadores esperem que isso leve novos candidatos a um mercado ávido por mão de obra, há sinais de que a pandemia pode ter começado a restringir seus planos de contratação.

A reabertura de escolas, longe de facilitar o retorno dos pais aos empregos de tempo integral, foi marcada por surtos irregulares de Covid-19, quarentenas e fechamentos, à medida que as diretorias das instituições encontraram dificuldades em fazer alunos seguirem protocolos sanitários.

O gerente do The Irish Whisper, um pub perto do Gaylord National Resort and Convention Center em Oxon Hill, Maryland, disse que os negócios caíram desde o primeiro pico do verão.

'Não está tão bom quanto o pré-Covid, mas é melhor do que nada', disse o gerente, que deu apenas o primeiro nome, Andrew. 'Achei que estávamos livres, e essa variante surgiu.'

Depois de um forte começo neste verão, o público está indo menos aos estádios de beisebol.

BIDEN E O VÍRUS

É um momento particularmente delicado para o presidente dos EUA, Joe Biden.

O democrata sofreu abalo nas pesquisas com o ressurgimento do vírus, enfrenta críticas sobre a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão e precisa lidar com as consequências do furacão Ida e fim de prazos no Congresso nas próximas semanas para manter o governo financiado e sua agenda econômica, nos trilhos.

'Há muito mais trabalho a fazer', para consertar a economia dos EUA, disse Biden nesta sexta-feira ao comentar os fracos números de empregos. 'Precisamos fazer mais progressos na luta contra a variante Delta', acrescentou, repetindo que agora é uma pandemia de não vacinados.

A estratégia de Biden de eliminar a Covid-19 vacinando todo o país foi prejudicada por um movimento antivacina carregado de forte viés político, e o ritmo de imunização diminuiu desde o pico em abril.

Uma série de leituras de inflação acima do esperado devido a problemas na cadeia de abastecimento e a escassez de mão de obra consumiu o que de outra forma teriam sido ganhos salariais saudáveis. Um índice de confiança do consumidor, que pode influenciar os gastos, caiu em agosto para uma mínima em seis meses.

O progresso no combate ao vírus 'é o diferencial número 1 (de Biden), mas as pessoas estão desanimadas e frustradas, e isso também está interagindo com a economia', disse um assessor de Biden não autorizado a falar oficialmente.

Funcionários do governo acreditam que a recuperação continua em grande parte no caminho certo, e os planos de infraestrutura e gastos podem parcialmente compensar o fim dos pagamentos semanais do seguro-desemprego.

Os democratas esperam finalizar um projeto de infraestrutura bipartidário de 1 trilhão de dólares ainda neste mês, enquanto também trabalham em plano de 3,5 trilhões de dólares que por ora só tem apoio dos próprios democratas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. verao da vacinacao nos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.