Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Verdadeiro monstro', furacão Dorian ganha força antes de atingir a Flórida

Placeholder - loading - Prateleiras vazias em supermercado de Kissimmee, na Flórida, antes da chegada de furacão Dorian 29/08/2019 REUTERS/Gregg Newton
Prateleiras vazias em supermercado de Kissimmee, na Flórida, antes da chegada de furacão Dorian 29/08/2019 REUTERS/Gregg Newton

Publicada em  

Por Zach Fagenson

MIAMI (Reuters) - O furacão Dorian deve ganhar força a partir das águas quentes do litoral da Flórida, tornando-se uma perigosa tempestade de categoria 4 nos próximos dias antes de se abater sobre o Estado norte-americano no início da semana que vem, mostraram previsões nesta sexta-feira.

O Centro Nacional de Furacões (NHC), sediado em Miami, emitiu um alerta de furacão para o noroeste das Bahamas nesta sexta-feira e disse que o risco de 'ventos devastadores com a força de um furacão ao longo da costa leste no final deste final de semana e no início da próxima semana continua a aumentar'.

A tempestade começou nesta sexta-feira no Atlântico na categoria 2, mas já se espera que chegue à categoria 3 até o final do dia, com ventos contínuos de ao menos 178 km/h.

Todo o Estado da Flórida está sob declaração de emergência, e o governador Ron DeSantis ativou 2.500 soldados da Guarda Nacional. Outros 1.500 estão de prontidão.

Meteorologistas preveem que a tempestade ficará mais feroz à medida que frear seu avanço pelas águas quentes próximas do litoral, chegando à terra firme na noite de segunda-feira ou na manhã de terça-feira. Ventos de tempestade tropical podem ser sentidos na Flórida já na noite de sábado.

Nenhuma ordem de retirada havia sido emitida na manhã desta sexta-feira, mas muitas são esperadas quando a rota da tempestade se tornar mais clara antes de sua chegada ao continente.

Se, como esperado, ela chegar à categoria 4 até domingo, seus ventos soprarão a mais de 208 km/h. Sua marcha a 9 km/h pelo mapa pode diminuir para cerca de 6 km/h -- quanto mais devagar ela se move, mais tempo tem para extrair energia dos mares quentes.

Modelos meteorológicos recentes do NHC a mostram atingindo o centro do Estado. Segundo o último aviso, emitido às 5h desta sexta-feira, sua tendência era se inclinar ligeiramente para o sul.

Ela pode seguir terra adentro rumo a Orlando na terça-feira ou na manhã de quarta-feira, enfraquecendo à medida que se distancia do mar. Outros modelos meteorológicos do NHC a mostram seguindo para o sul, na direção de Miami, antes de atingir a península, ou seguindo para o norte no rumo do litoral da Geórgia.

'Agora ela está parecendo um verdadeiro monstro', disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um vídeo publicado no Twitter, acrescentando que alimento e água estão sendo enviados à Flórida.

(Por Zach Fagenson em Miami e Rich McKay em Atlanta; Reportagem adicional de Gabriella Borter, Andrew Hay, Helen Coster em Nova York, Alexandra Alper, Joey Roulette e Eric Beech em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. verdadeiro monstro furacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.