Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viralizou: “Good Vibrations” – The Beach Boys

Clássico de 1966 voltou a circular nas redes sociais

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

“Good Vibrations”, dos Beach Boys, é um verdadeiro clássico dos anos sessenta. Por causa das redes sociais, se tornou conhecida também pelos jovens. Mas você sabe como surgiu essa composição?

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Good Vibrations” – The Beach Boys" #1
Toque para aumentar

Tudo começou quando o fundador e líder do grupo, Brian Wilson, conversava com a sua mãe sobre “vibrações cósmicas” que as pessoas passam. Isso explicaria, por exemplo, porque os cachorros latem para pessoas com intenções ruins. O conceito de uma comunicação invisível foi fascinante para o compositor, que decidiu escrever uma canção com base nessa ideia.

Primeiro, Wilson montou a base da canção sozinho, se inspirando fortemente no método de produção criado por Phil Spector. O jovem acompanhava suas sessões de gravação no estúdio Goldstar, e estudava a maneira que o produtor orquestrava sonoridades grandiosas. Para garantir o mesmo efeito em sua canção, Brian contratou muitos musicistas que trabalhavam com Spector.

Em seguida, Brian aperfeiçoou a letra com a ajuda do compositor Tony Asher. “Ele queria que a música se chamasse “Good Vibes”. E eu lembro quando ele começou a tocar esse riff, que ele disse que vinha trabalhando nisso. Ele disse algo como ‘good vibes, good vibes, eu sinto good vibes’, ou algo do tipo. E eu disse para ele que deveria ser “vibrations”. E ele disse ‘é, mas não é isso que as pessoas falam”, contou o compositor inglês. Eventualmente, o restante da banda concordou com Asher, e o título final ficou como “Good Vibrations”.

O processo de gravação da faixa foi ainda mais complexo: durante alguns meses, em extensas sessões de estúdio, Brian conduzia os músicos contratados como se fosse um diretor de cinema. Foram mais de vinte encontros focados no instrumental, e milhares de dólares gastos com locação de equipamento. “Aquilo não era o rock ’n’ roll normal. Não era ‘Help Me, Rhonda’ e não era ‘Surfin’ U.S.A’. Você era parte de uma sinfonia”, descreveu a baixista Carol Kaye.

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Good Vibrations” – The Beach Boys" #2
Toque para aumentar

Aos poucos, os fragmentos foram se tornando um todo. Se você prestar atenção, vai perceber que a música é dividida em sessões, que nem uma minissinfonia. Isso não era comum nos anos 60, muito menos em uma canção de pop rock. Para chegar neste resultado sofisticado e revolucionário, Wilson deixou de ir nas turnês dos Beach Boys, e ficou praticamente meses isolado esculpindo sua obra.

O esforço valeu a pena. “Good Vibrations” foi lançada como single em outubro de 1966, e rapidamente conquistou o primeiro lugar nas paradas musicais de diversos países. A faixa é conhecida internacionalmente por sua complexidade e marcou a vida de milhões de pessoas. São as boas vibrações!



Veja também:

MADONNA ESTREIA “THE CELEBRATION TOUR”

THE VOICE: RELEMBRE ARTISTAS QUE FORAM JURADOS DO PROGRAMA

Imagem de conteúdo da notícia "Viralizou: “Good Vibrations” – The Beach Boys" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viralizou good vibrations the …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.