Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vítimas alemãs vão de bicicleta a Roma para pressionar papa sobre abuso da Igreja

Placeholder - loading - Papa Francisco durante audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano 17/05/2023 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco durante audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano 17/05/2023 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Publicada em  

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Um grupo de vítimas de abuso alemãs fez um apelo nesta quarta-feira ao Papa Francisco para intensificar os esforços contra 'abuso sexual e espiritual' pelo clero, depois de completarem uma jornada de bicicleta de 900 km de Munique ao Vaticano.

Escândalos de abuso abalaram a reputação da Igreja Católica e têm sido um grande desafio para o papa, que aprovou uma série de medidas destinadas a responsabilizar mais a hierarquia da Igreja, com resultados mistos.

'Homens e mulheres a serviço da Igreja infligiram severa violência física, sexual e psicológica às pessoas confiadas aos seus cuidados', disse o grupo em uma carta entregue a Francisco durante sua audiência semanal na Praça de São Pedro.

'Esperamos que faça tudo ao seu alcance para garantir que em todos os cantos da Igreja a questão do abuso sexual e espiritual seja vista, tratada e evitada por meio de medidas preventivas apropriadas', acrescentaram.

O grupo alemão, formado por 15 sobreviventes de abusos e outros apoiadores, deixou Munique em 6 de maio e viajou para Roma com o apoio do arcebispo local, cardeal Reinhard Marx, ex-chefe da conferência episcopal alemã.

A questão do abuso é particularmente sensível na Alemanha, onde as investigações expuseram abuso histórico generalizado e o encobrimento da Igreja, provocando demandas por grandes mudanças.

(Reportagem de Alvise Armellini e Rachel More)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vitimas alemas vao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.