Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    100+: Confira os primeiros lugares nesses 10 anos

    Ranking elenca uma década de primeiros lugares

    Placeholder - loading - Da direita para esquerda: Adele, Ellie Goulding e Lady Gaga – Antena 1/Divulgação
    Da direita para esquerda: Adele, Ellie Goulding e Lady Gaga – Antena 1/Divulgação

    Publicada em  

    A Antena 1 realiza todos os anos o ranking das 100 faixas mais pedidas presentes em nossa programação musical para prestigiar o mais pedido dentre os mais pedidos. Com o fim de 2020, a responsável por nossa produção musical, Luciene Calegari, reuniu todos os primeiros lugares desde 2010 e escreveu sobre cada um deles. Confira!

    Veja também: Destaques das 100+ de 2019

    2010: Lady Antebellum“Never Alone”

    “O grupo americano ganhou em 2010 o Grammy de melhor gravação e canção do ano, melhor música country, além, de melhor performance e melhor álbum country. Não é à toa que também caiu no gosto dos antenados”.

    2011: Adele“Rolling in the Deep”

    “2011 foi sem dúvidas, o ano da Adele. Em 2008 já tínhamos trazido pra nossa programação a música ‘Chasing Pavements’ do seu primeiro álbum ’19’. Mas depois de 3 anos foi quando todos reconheceram, mundialmente, o talento dessa cantora. ‘Rolling in the Deep’, com certeza, tornou-se um hit”.

    2012: Gotye e Kimbra“Somebody That I Used to Know”

    “A música é daquelas que gruda na nossa cabeça e desde o primeiro momento, dava sinais de que chegaria ao 1º lugar. Será que esse sucesso todo foi por conta da pitada brasileira que o single tem? Eles usaram sample de um cantor e compositor de Bossa Nova, Luiz Bonfá.

    2013: Pink e Nate Rues“Just Give Me A Reason”

    “Em 2013 outro duo apareceu no topo das 100 MAIS. Dessa vez, a cantora norte americana Pink e o vocalista da banda Fun, Nate Rues, conquistaram as paradas mundiais e até hoje é um grande sucesso em nossa programação”.

    2014: Clean Bandit e Jess Glynne“Rather Be”

    “A canção que alcançou o topo das paradas mundiais, conquistou também, as curtidas entre os nossos ouvintes. Além do single quebrar vários recordes e manter-se em 1º lugar durante semanas, o vídeo clip também viralizou no Youtube. Em 2015 ‘Rather Be’ recebeu um Grammy”.

    2015: Ellie Goulding“Love Me Like You Do”

    “A música fez parte da trilha sonora de um dos filmes mais comentados de 2015, 50 tons de Cinza (Fifty Shades of Grey, 2015). A cantora que estreou em 2010 na Antena 1 com a regravação de Elton John ‘Your Song’, só alcançou a 1ª posição nas 100 MAIS, 5 anos depois”.

    2016: Dua Lipa“Be The One”

    “Em 2016 trouxemos uma novidade pop para a programação. A jovem cantora, que tinha apenas 20 anos, conseguiu ultrapassar bandas e cantores consagrados como: Coldplay, Duran Duran e Ed Sheeran”.

    2017: LP “Lost On You”

    “Mesmo sendo norte americana, a cantora ultrapassou fronteiras e foi sucesso em vários países Europeus, inclusive na nossa filiada em Roma, Antenna 1. Talento e sucesso comprovados com seu 1º lugar nas 100 MAIS 2017”.

    2018: Alice Merton“No Roots”

    “2018 foi um ano em que três novos artistas disputaram o topo do ranking. Portugal the Man ‘Feel it still’, mesmo sendo considerada uma das melhores músicas de rock da década, pela Billboard, ocupou a nossa 3ª posição. Lauren Daigle ‘You Say’, marcou a programação com uma letra e melodia fortes, mesmo assim, foi de Alice Merton ‘No Roots’ a nossa medalha de ouro”.

    2019: Lady Gaga"Always Remember Us This Way”

    “Não tem como contestar esse primeiro lugar depois da apresentação ovacionada da cantora no Oscar. Seu talento foi confirmado entre nossos ouvintes que curtiram esse sucesso ao longo de 2019”.

    As 100+ de 2020 na Antena 1 serão reveladas no dia 24 de dezembro, quinta-feira, a partir das 11h (Horário de Brasília). Quem você acha que leva a honra de estar no topo da lista mais importante de nossa rádio? Não deixe de nos dizer nas redes socias a sua opinião!

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    Sample é um termo bastante conhecido no mundo da música, especialmente por compositores, cantores e gravadoras. Mas a verdade é que isso talvez seja algo que esteja guardado apenas para os profissionais da área. Sendo assim, esta matéria foi preparada para informar o leitor, com uma linguagem fácil para todos tenham conhecimento.

    A criação de uma música é muito mais complicada e detalhada do que o ouvinte comum acha. O glamour para os cantores e bandas, como premiações, discos de ouro e platina são apenas o final de um trabalho longo e extenso. Como, sabemos que para uma produção de música, uma equipe com vários profissionais é acionada.

    Para entender o sample, devemos voltar lá na origem do artificio, que teve notoriedade na década de 80, justamente com o crescimento das músicas eletrônicas e os arranjos, em versões de remix.

    Por mais moderno que possa parecer, uma técnica de samplear as faixas musicais são muito mais antigas do que pensamos. As primeira tentativas e estudos originaram o termo, surgiram na década de 40.

    Os franceses teóricos da música Pierre Schaefer e Pierry Henry, foram os pioneiros na preparação da chamada Musique Concrèt, que em resumo é arte de modificar um som.

    Como o próprio diz, o significado de Sample, do inglês para o português é basicamente “amostra”, e essa amostra é uma forma utilizada pelos produtores, em uma criação musical. Diferente do remix, o sample é uma base de um faixa já existente. Para deixar mais fácil para o entendimento.

    Quando um musico pega um violão para compor as primeiras notas de uma obra, ele levará para uma gravadora e produtor musical, e incluir aquele curto trecho instrumental na canção. Essa gravação do violão é uma amostra fica gravada, para o inicio da criação.

    O Sample não está limitado apenas nas gravações instrumentais, mas as vozes são muito presentes também. Muitos produtores usam de uma musica já existente para a elaboração de uma nova.

    Por isso, em algumas situações, é notório quando o ouvinte aprecia uma canção, e assemelha a mesma com outra. Assim, ‘samplear’ pode ser considerado uma forma de homenagear o criador.

    Músicas que utilizam sample

    Madonna - 'Hung Up'

    Do ritmo conhecido e apreciado por muitos, o single ‘Gimme ,Gimme, Gimme’ da banda aclamada ABBA, a diva Madonna, não economizou na homenagem ao grupo sueco. ‘Hung Up’ virou de fato um sucesso em 2005, e talvez poucos sabiam dessa similaridade.



    Confira a versão do ABBA:



    Beyoncé - 'All Night'

    A base feita pela estrela Beyoncé em ‘All Night’ foi de fato uma bela combinação com ‘Spottieottiedopaliscious’. A canção original veio da dupla de rappers americanos, Outkast.



    Confira a versão da dupla Outkast:



    Jennifer Lopez - 'Jenny From The Block'

    O grupo americano de hip hop, The Beatnuts, emprestou um de seus exemplares, ‘Watch Out Now’, para a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez. A batida presente na canção da J.Lo é mais um exemplo da utilização do sample. E vale ressaltar que isso não falta de criatividade, e sim uma admiração e homenagem.



    Confira a versão do grupo The Beatnuts:



    Ariana Grande - '7 Rings'

    Ariana Grande voltou ao passado e utilizou 'My Favorite Things', do clássico 'A Noviça Rebelde' em sua música "7 Rings".    

    16 H
    1. Home
    2. noticias
    3. 100 confira os primeiros …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.