Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    127 anos de Cristóbal Balenciaga: confira a homenagem especial da Antena 1

    Relembre a carreira do fundador da Balenciaga, uma das maiores marcas de luxo do mundo da moda

    Placeholder - loading - Cristóbal Balenciaga em fundo preto. - Divulgação
    Cristóbal Balenciaga em fundo preto. - Divulgação

    Publicada em  

    Em 21 de janeiro de 1895, nascia o espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, ele que se tornaria um dos maiores estilistas da atualidade. Hoje o lendário fundador da casa de moda Balenciaga comemoraria mais um aniversário e, como Cristóbal foi muito aclamado no mundo da moda, nós da Antena 1 decidimos prestigiá-lo recordando um pouco de sua trajetória.

    Cristóbal
    Toque para aumentar

    Carreira

    Desde cedo, Balenciaga sempre trabalhou muito. Com apenas 12 anos o espanhol já era aprendiz de alfaiate, porém esse gosto pela costura não começou por acaso. Quando ainda era pequeno, Cristobal perdeu seu pai e, devido a isso, o menino passava muito tempo ao lado da mãe, que era costureira. Após desenhar seu primeiro vestido ainda como pupilo, o pequeno foi notado pela nobre Marquesa de Casa Torres, que viria a se tornar sua patrona e cliente fiel.

    A mulher enviou-o para ser propriamente treinado como alfaiate em Madrid, e assim um futuro brilhante começou a moldar-se à sua frente. O jovem ficou muito conhecido por ser um dos poucos costureiros que criava com suas próprias mãos, ou seja, era ele quem executava a modelagem, corte e costura.

    Desenho Balenciaga
    Toque para aumentar

    Além de ser muito habilidoso, o costureiro tinha grande talento para o desenho. Isso era algo que vinha muito a calhar, já que seus modelitos desenhados a mão simbolizavam o auge de sua arte.

    Logo, em 1919 o futuro “mestre da alta-costura” abriu sua primeira boutique, na cidade de São Sebastião. O sucesso do artista teria sido tão grande que poucos anos depois começou a abrir filiais ao longo da Espanha.

    Ele ganhou tanto reconhecimento que até a família real espanhola e aristocracia realizavam encomendas com o novo gênio. Porém, devido a guerra Civil Espanhola, Balenciaga foi obrigado a fechar suas lojas e se mudou para França, onde começaria sua era de ouro.

    A era de ouro de Balenciaga

    Nos anos 30, o costureiro já era conhecido por ser o melhor de toda Espanha, por isso foi conveniente sua mudança para a capital da alta-costura. Em 1937, Cristóbal abriu sua casa de alta costura na Avenue George V, em Paris, e foi então que seu nome começou a se consolidar ao redor do mundo.

    Maison
    Toque para aumentar

    LEIA MAIS: Laura Pausini: Em entrevista exclusiva cantora diz sobre novo single “Scatola”

    Assim, nos anos 50, Balenciaga já começava a alinhar suas criações revolucionárias ao estilo e silhueta das mulheres parisienses. Criou tendências de cair o queixo e brilhar os olhos, fosse alargando os ombros de vestidos e retirando a cintura, ou com a criação do vestido “túnica” em 1955 – que em 1957 se tornaria o vestido chemise – seus projetos eram simplesmente transformadores.

    Vestido Balenciaga
    Toque para aumentar

    Sua inspiração era multifacetada, apesar de observar muito atentamente a moda francesa, o artista carregava grandes influências culturais de seu país de origem. Era justamente pelo fato dele se orientar por dançarinas de Flamenco, toureiros e obras de pintores espanhóis que os clientes se impressionavam com seu trabalho.

    Criações
    Toque para aumentar

    Fechamento da Maison

    Devido a rápida transformação e mudanças estruturais na moda e sociedade, o estilista e sua marca sofreram grande impacto com a diminuição das vendas. Assim, em 1968 Cristóban fechou as portas de seu ateliê após 30 anos trabalhando em Paris.

    Balenciaga trabalhando
    Toque para aumentar

    Cristóban Balenciaga se aposentou no mesmo ano e em 23 de março de 1972 faleceu aos 78 anos, em Xàbiam na Espanha.

    A marca nos dias de hoje

    A Balenciaga voltou a crescer no ano de 2015, com a contratação do novo diretor criativo, Demna Gvasalia. O profissional surpreendeu com seus designs na Vetements e logo ganhou a atenção de muitos amantes do mundo da moda.

    Imagem de conteúdo da notícia "127 anos de Cristóbal Balenciaga: confira a homenagem especial da Antena 1" #7
    Toque para aumentar

    Nascido na cidade de Sukhumi, na Géorgia, Gvasalia é revolucionário, assim como Cristóban fora. E o estilista usa muito frequentemente o trabalho do falecido mestre, reinterpretando vários de seus designs nas peças atuais. Dessa forma, a marca teve uma grande ascensão no mercado e hoje é uma das mia cobiçada, principalmente pelos jovens.

    Veja Também:

    The Lumineers: Wesley Shultz falou à Antena 1 sobre o lançamento de Brightside

    8 receitas inspiradas nas trilhas sonoras de filmes clássicos

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    Hoje, 16 de maio, a superestrela pop global Dua Lipa anunciou que fará uma apresentação única no Brasil. A Future Nostalgia Tour 2022, visitará São Paulo no dia 8 de setembro deste ano no Distrito Anhembi, como divulgação do álbum homônimo e vencedor do Grammy.

    A turnê pela América Latina também terá apresentações em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e Monterrey, lista completa das datas da turnê abaixo.

    A pré-venda será entre os dias 17 e 18 de maio, a partir das 10h. Já para o público geral, a venda começa no dia 19 de maio, nos mesmos canais e horários. Os ingressos estarão disponíveis online e na bilheteria oficial física no Pacaembu.

    “Estou tão emocionada de fazer uma turnê novamente e ver meus anjos pessoalmente! Que incrível podermos todos dançar e comemorar juntos mais uma vez”, diz Dua. “Quando eu estava escrevendo ‘Future Nostalgia', imaginei as músicas sendo tocadas em clubes nas noites com seus amigos. Estou tão animada que esse sonho está finalmente se tornando realidade. Mal posso esperar para vivenciar essas músicas ao vivo com vocês!”, afirma a cantora.

    Essa será a primeira vez que Dua conecta sua visão ao vivo para este álbum, com a Billboard a chamando de “exatamente o tipo de show de retorno ao mundo real que os fãs de pop anseiam”. Anteriormente, a superestrela foi capaz de se apresentar para o público durante Studio 2051 - sua live que bateu recordes de transmissão ao vivo, com mais de 5 milhões de espectadores.

    Dua está atualmente fazendo turnê pela Europa, sendo esta sua primeira turnê mundial desde seu segundo álbum, intitulado "Future Nostalgia" ganhou disco de platina.



    Saiba mais sobre Future Nostalgia

    "Future Nostalgia" é o álbum mais antigo no top 10 de uma artista feminina na Billboard 200 deste ano e foi o álbum mais transmitido de 2020 nas plataformas online. O disco chegou nas listas de "Best Of" do final de 2021 da Rolling Stone, Billboard e Pitchfork. Além disso, a produção também gerou vários singles de sucesso, incluindo as faixas "Break My Heart" e "Levitating", que ainda estão no topo das paradas.

    Future Nostalgia agora tem mais de 7 bilhões de streams em todas as plataformas do mundo todo. Depois de receber 6 indicações ao Grammy 2021, incluindo Gravação, Canção e Álbum do Ano, ela agora é três vezes vencedora do Grammy, tendo recebido prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop este ano e de Melhor Artista Novo e Melhor Gravação de Dança em 2019.

    Além de quebrar recordes de rádio, Dua também é uma força dominante nas plataformas de streaming, liderando a parada de artistas como a artista feminina mais transmitida no aplicativo e atualmente é a quarta maior artista geral, com mais de 65 milhões de ouvintes mensais.

    Veja a lista completa de datas da turnê na América Latina:

    9 H
    1. Home
    2. noticias
    3. 127 anos de cristobal …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.