Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

127 anos de Cristóbal Balenciaga: confira a homenagem especial da Antena 1

Relembre a carreira do fundador da Balenciaga, uma das maiores marcas de luxo do mundo da moda

Placeholder - loading - Cristóbal Balenciaga em fundo preto. - Divulgação
Cristóbal Balenciaga em fundo preto. - Divulgação

Publicada em  

Em 21 de janeiro de 1895, nascia o espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, ele que se tornaria um dos maiores estilistas da atualidade. Hoje o lendário fundador da casa de moda Balenciaga comemoraria mais um aniversário e, como Cristóbal foi muito aclamado no mundo da moda, nós da Antena 1 decidimos prestigiá-lo recordando um pouco de sua trajetória.

Cristóbal
Toque para aumentar

Carreira

Desde cedo, Balenciaga sempre trabalhou muito. Com apenas 12 anos o espanhol já era aprendiz de alfaiate, porém esse gosto pela costura não começou por acaso. Quando ainda era pequeno, Cristobal perdeu seu pai e, devido a isso, o menino passava muito tempo ao lado da mãe, que era costureira. Após desenhar seu primeiro vestido ainda como pupilo, o pequeno foi notado pela nobre Marquesa de Casa Torres, que viria a se tornar sua patrona e cliente fiel.

A mulher enviou-o para ser propriamente treinado como alfaiate em Madrid, e assim um futuro brilhante começou a moldar-se à sua frente. O jovem ficou muito conhecido por ser um dos poucos costureiros que criava com suas próprias mãos, ou seja, era ele quem executava a modelagem, corte e costura.

Desenho Balenciaga
Toque para aumentar

Além de ser muito habilidoso, o costureiro tinha grande talento para o desenho. Isso era algo que vinha muito a calhar, já que seus modelitos desenhados a mão simbolizavam o auge de sua arte.

Logo, em 1919 o futuro “mestre da alta-costura” abriu sua primeira boutique, na cidade de São Sebastião. O sucesso do artista teria sido tão grande que poucos anos depois começou a abrir filiais ao longo da Espanha.

Ele ganhou tanto reconhecimento que até a família real espanhola e aristocracia realizavam encomendas com o novo gênio. Porém, devido a guerra Civil Espanhola, Balenciaga foi obrigado a fechar suas lojas e se mudou para França, onde começaria sua era de ouro.

A era de ouro de Balenciaga

Nos anos 30, o costureiro já era conhecido por ser o melhor de toda Espanha, por isso foi conveniente sua mudança para a capital da alta-costura. Em 1937, Cristóbal abriu sua casa de alta costura na Avenue George V, em Paris, e foi então que seu nome começou a se consolidar ao redor do mundo.

Maison
Toque para aumentar

LEIA MAIS: Laura Pausini: Em entrevista exclusiva cantora diz sobre novo single “Scatola”

Assim, nos anos 50, Balenciaga já começava a alinhar suas criações revolucionárias ao estilo e silhueta das mulheres parisienses. Criou tendências de cair o queixo e brilhar os olhos, fosse alargando os ombros de vestidos e retirando a cintura, ou com a criação do vestido “túnica” em 1955 – que em 1957 se tornaria o vestido chemise – seus projetos eram simplesmente transformadores.

Vestido Balenciaga
Toque para aumentar

Sua inspiração era multifacetada, apesar de observar muito atentamente a moda francesa, o artista carregava grandes influências culturais de seu país de origem. Era justamente pelo fato dele se orientar por dançarinas de Flamenco, toureiros e obras de pintores espanhóis que os clientes se impressionavam com seu trabalho.

Criações
Toque para aumentar

Fechamento da Maison

Devido a rápida transformação e mudanças estruturais na moda e sociedade, o estilista e sua marca sofreram grande impacto com a diminuição das vendas. Assim, em 1968 Cristóban fechou as portas de seu ateliê após 30 anos trabalhando em Paris.

Balenciaga trabalhando
Toque para aumentar

Cristóban Balenciaga se aposentou no mesmo ano e em 23 de março de 1972 faleceu aos 78 anos, em Xàbiam na Espanha.

A marca nos dias de hoje

A Balenciaga voltou a crescer no ano de 2015, com a contratação do novo diretor criativo, Demna Gvasalia. O profissional surpreendeu com seus designs na Vetements e logo ganhou a atenção de muitos amantes do mundo da moda.

Imagem de conteúdo da notícia "127 anos de Cristóbal Balenciaga: confira a homenagem especial da Antena 1" #7
Toque para aumentar

Nascido na cidade de Sukhumi, na Géorgia, Gvasalia é revolucionário, assim como Cristóban fora. E o estilista usa muito frequentemente o trabalho do falecido mestre, reinterpretando vários de seus designs nas peças atuais. Dessa forma, a marca teve uma grande ascensão no mercado e hoje é uma das mia cobiçada, principalmente pelos jovens.

Veja Também:

The Lumineers: Wesley Shultz falou à Antena 1 sobre o lançamento de Brightside

8 receitas inspiradas nas trilhas sonoras de filmes clássicos

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 127 anos de cristobal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.