Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas

Aqui você encontrará desde entrevista com um especialista sobre os locais mais icônicos para visitar na cidade até alternativas mais luxuosas e relaxantes

Placeholder - loading - Ponte Estaiada em São Paulo. - iStock
Ponte Estaiada em São Paulo. - iStock

Publicada em  

A principal metrópole do brasil, mais conhecida como São Paulo, completa hoje, no dia 25 de janeiro, 468 anos de história! Ela é a quarta maior cidade do mundo inteiro, com aproximadamente 12 milhões de habitantes situados em uma área de 1.521 km². A capital paulista é responsável por 10,6% do PIB brasileiro, sendo considerada também a cidade mais valiosa do país. E nesse 468º aniversário, a Antena 1 preparou uma homenagem repleta de programações, para todos os gostos, e além de uma série curiosidades históricas sobre a famosa “Sampa”.

Á começar pela história sobre como se deu a cidade de São Paulo.

Quadro Fundação de São Paulo, produzido em 1909 por Oscar Pereira da Silva.
Toque para aumentar

A fundação de São Paulo aconteceu no local, conhecido até os dias de hoje, Pátio do Colégio, quando um grupo de missionários jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, se estabilizaram para catequizar os povos indígenas que moravam na região.

O território era chamado pelos índios como “Serra de Paranapiacaba”, onde eram separados do litoral pela Serra do Mar. E esse colégio, estava estrategicamente localizado em uma colina, entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, na até então chamada Vila São Paulo de Piratininga.

Assim, no dia 25 de janeiro do ano de 1554, o colégio foi oficialmente e quando consagrado, foi dado o nome de São Paulo, devido ao fato de ser o mesmo dia que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, de acordo com o próprio padre Anchieta em uma carta à ordem religiosa Companhia de Jesus.

“A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!”

— José de Anchieta

Dessa maneira, com o surgimento e crescimento de mais vilas próximo ao colégio, cada dia mais a cidade foi ganhando visibilidade como referência econômica e política na região, tornando-se então capital da província no ano de 1815. Não demorou muito para também acontecer a intensificação das vindas de imigrantes para a cidade, além do significante desenvolvimento econômico que se deu principalmente ao decorrer do ciclo do café.

Na época, à proporção que a industrialização avançava e urbanização a acompanhava, gerou o efeito de consolidar o papel cidade de São Paulo como economia regional e nacional, até onde conhecemos hoje como cidade global.

Viaduto do Chá nos anos 1940
Toque para aumentar

Nesse dia tão especial para a cidade, opção é o que não falta para o que fazer para os paulistanos, e todos aqueles bem-vindos que se interessam por São Paulo. Por isso a Antena 1 separou os melhores e indispensáveis lugares, ao redor da metrópole brasileira mais cobiçada, para se visitar e conhecer. As alternativas vão desde locais históricos até os mais ousados e relaxantes.

Além disso, nesse ano de 2022, a Antena 1 irá prestigiar o aniversário de cada uma das principais cidades que nossas afiliadas se encontram. Então fiquem ligados em nosso portal para participar dessas homenagens. E não deixe de comentar em nossas redes sociais qual o dia do aniversário da sua cidade.

A programação que a Antena 1 preparou será dividiada em 3 partes: a primeira com recomendações de um especialista turismólogo, Tiago Lopes, que contará quais são as opções mais interessantes e icônicas para conhecer; a segunda com a programação da prefeitura que conta com uma novidade este ano; e a última, e não menos importante, conta com opções mais relaxantes e luxuosas para aproveitar o dia da melhor forma possível.

De acordo com uma entrevista concedida a Antena 1 pelo turismólogo e influenciador digital, Tiago Lopes, essas são as opções indispensáveis para se visitar, não só no dia de hoje mas como também ao decorrer do ano:

Pateo do Collegio

Para aqueles que desejam mergulhar na raíz da cidade de São Paulo, o Pateo do Collegio é a opção ideal!

A primeira construção intacta da cidade, o complexo histórico-cultural-religioso começou a ser construído em 1553 pela Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas fundada em 1540. Sendo a estrutura mais antiga de São Paulo, ainda há pedaços do pátio original de quando foi construído. Há uma parede original que é separada por um vidro com o intuito de preservá-la.

Com igrejas e museus, o Pateo do Collegio costuma promover uma programação especial de atividades culturais para comemorar o aniversário da cidade. “Lá, nos três dias que o aniversário de São Paulo é comemorado, você pode visitar os museus, as esculturas, e ainda tomar um café no Pateo, para relembrar os tempos de escola!”, comenta Tiago.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico de São Paulo

Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado 09:00–16:45

Telefone: (11) 3105-6899

Site: https://www.pateodocollegio.com.br/

Theatro Municipal

De acordo com Tiago, pelo menos uma vez na vida você deve assistir a uma apresentação nesse local.

Fundado em 1903, o Theatro Municipal começou só com apresentações de músicas estrangeiras, mas hoje conta com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o coro lírico e o balé. “Gratuito de terça à domingo, com agendamentos online, dá para curtir uma apresentação linda de peças musicais, ver, ouvir

e sentir os instrumentos, assistir a coreografia do balé, e ver a estrutura de mais um patrimônio histórico da nossa cidade.”, diz Tiago

Embaixo do teatro há o famoso Bar dos Arcos, onde é necessário reservar mesa pelo fato do local ser muito requisitado. Para reservar acesse aqui e para saber mais sobre o local e o horário de funcionamento acesse aqui.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010

Telefone: (11) 3053-2100

Site: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/

Pinacoteca

Não dá pra deixar de lado a Pinacoteca também, que nesses dias em especial abrem algumas atrações para todas as idades. Fundada em 1905, também no dia 25 de janeiro, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

Com as exposições mais renomadas distribuídas pelo local, tendo na parte central e nas salas individuais, as chamadas “intocáveis, também há aquelas que são interativas.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010

Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo - 10:00–18:00 ( com exceção de terça feira que é fechado)

Telefone: (11) 3324-1000

Site: http://pinacoteca.org.br/

Museu do Catavento

Para aqueles que procuram passeios para curtir com a família e seus filhos, o Museu do Catavento com certeza é a melhor opção!

Com 250 instalações e 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o Museu Catavento busca aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico. “O legal é que muitas das exposições são interativas, então por um momento, dá pra voltar a ser criança de novo”, diz Tiago. Em datas comemorativas, como o aniversário de São Paulo, o museu costuma oferecer uma programação especial além da exposição permanente, com oficinas, espetáculos e expedições para todas as idades!

Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo - 09:00–17:00

Telefone: (11) 3315-0051

Site: https://museucatavento.org.br/

Avenida Paulista

Apesar de não ser no coração de São Paulo, provavelmente é a avenida mais conhecida da cidade! “É um dos passeios mais completos da cidade! Com parques, teatros, shoppings e museus, dá para passar um dia todo ali com a família. Tem atrações para todos os gostos e idades”, diz Tiago. Realmente, são inúmeros os pontos que valem a visita: o Museu de Arte de São Paulo, o SESC Paulista, o Teatro Gazeta, o Instituto Moreira Salles e o Parque Trianon são só alguns deles.

Não se esqueça que a Avenida Paulista fecha a rua para os carros aos Domingos e feriados!

MASP

Falando nele, o Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP, é um dos cartões postais mais tradicionais da cidade! Fundado em 1947, é o primeiro museu moderno do país e possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, reunindo mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos e continentes. Às terças-feiras, a visitação é gratuita! Então não deixe de aproveitar hoje mesmo!

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200

Horário de funcionamento: sábado, domingo e terça-feira - 10:00–18:00

quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira - 13:00–19:00

Site: https://masp.org.br/

Telefone: (11) 3149-5959

Parque Ibirapuera

Mais importante e conhecido parque urbano de São Paulo, o Ibirapuera foi inaugurado em 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. Com uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, divididas entre museus, ginásios, trilhas, além de lagos artificiais, o Ibirapuera é um dos parques mais completos da cidade! É o passeio ideal para quem quer curtir o dia mais ao ar livre e mais relaxante.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo – 05:00 à 00:00

Telefone: (11) 5574-5045

Site: https://parqueibirapuera.org/

Memorial da América Latina

Conhecido pela famosa obra “Mão”, do grande arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial é um grande conjunto arquitetônico, inaugurado em 1989, com o objetivo de estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil com os demais países da América Latina. O espaço de 78 mil metros quadrados de área

construída abriga uma rica produção cultural e histórica em seis edifícios espalhados por duas praças unidas por uma passarela. São eles: Salão de Atos, a biblioteca, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simon Bolívar e o centro de estudos. Uma série de eventos importantes acontecem nesse local!

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo

Horário de funcionamento: segunda-feira à domingo - 10:00–17:00

Telefone: (11) 3823-4600

Site: https://memorial.org.br/

Confira também um vídeo do próprio Tiago, em seu canal do YouTube, falando mais sobre cada um destes destinos turísticos:



Além dessas opções, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, organizou uma programação, que se iniciou desde o dia 22 até o dia 25, que conta com uma série de eventos ao redor de todas as cinco macrorregiões em comemoração ao aniversário da cidade. Elas se iniciaram no último sábado, dia 22 de janeiro, e se finalizarão hoje

Mas não é só isso! Com essa celebração, também marcará o início da programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, cujo projeto trará uma variedade gigantesca de programas e atividades pontuais no decorrer dos próximos 100 dias, ou seja, iniciando-se no dia 22 de janeiro e encerrando no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Para saber mais sobre acesse aqui.

Outra novidade que temos para esse ano, é o fato de que somente hoje, os Museus do Governo de São Paulo celebram os 468 anos da capital com gratuidade e programações especiais.

Com exceção do Memorial da Resistência de São Paulo, Estação Pinacoteca e Pina Luz, que não abrem às terças-feiras. Entre os destaques estão a abertura das mostras "Arqueologia Amorosa de São Paulo", que revisita a cidade da segunda metade do século XIX até a primeira metade do século XX, e “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade”, parte do calendário de mais de 200 eventos do programa Modernismo Hoje, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Ambas estarão em cartaz no Museu Afro Brasil até 30 de junho de 2022.

Desde o dia 10 de janeiro, as instituições culturais do Estado estão exigindo o comprovante de vacinação contra a COVID-19. A medida, alinhada com decreto da prefeitura paulista, publicado no Diário Oficial do Município no dia 7, tem como objetivo reduzir a contaminação na cidade. O documento será obrigatório para acesso às dependências dos espaços culturais públicos e privados. O comprovante poderá ser apresentado em papel ou em aplicativos.

Confira quais instituições visitar gratuitamente para a data:

Museu Afro Brasil

Exposição “Arqueologia amorosa de São Paulo”, com curadoria do diretor-geral do?museu, Emanoel Araújo.

Exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mario de Andrade”, parte do programa Modernismo Hoje, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. A mostra é uma das últimas pesquisas de Mario de Andrade.

De 25/1 a 30/6 de 2022, das 10h às 17h.

Mais informações: http://www.museuafrobrasil.org.br/

Museu da Língua Portuguesa

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #3
Toque para aumentar

Exposição “Sonhei em Português”. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, além da exposição principal, com experiências interativas como o Beco das Palavras e o Palavras Cruzadas, o Museu da Língua Portuguesa apresenta a mostra temporária "Sonhei em português!".

Terça-feira 25/1, das 9h às 16h30

Mais informações: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Museu do Futebol

Exposição temporária ‘Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa’

Terça-feira 25/1, das 9h às 18h.

Mais informações: https://museudofutebol.org.br/

Museu da Casa Brasileira

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #4
Toque para aumentar

Oficina online de desenho - Edição especial Aniversário de São Paulo

Terça-feira 25/1, das 10h às 12h.

Inscrições gratuitas pelo e-mail:giulliarodrigues@mcb.org.br

Exposições ‘Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB’ e ‘A Casa e a Cidade -- Coleção Crespi Prado’ que é um verdadeiro passeio para compreender as transformações urbanas da cidade na primeira metade do século XX

Terça-feira 25/1, das 10h às 18h.

Mais informações: https://mcb.org.br/pt/

MIS-SP

Exposição Samsung Rock Exhibition Rita Lee

Terça-feira 25/1, das 10h às 18h

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/

MIS-SP e Casa das Rosas

Instalação “Renascimento”, de Siron Franco

Terça-feira 25/1, das 7h às 22h

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/

Museu da Imigração

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #5
Toque para aumentar

Palestra “Afinal, quem é o paulistano?” do pesquisador Thiago Haruo.

Terça-feira 25/1, às 14h

Mais informações: http://museudaimigracao.org.br/

Museu Catavento

Exposição “Abaporu Periférico” das Fábricas de Cultura

Data: até 06/02, das 9h às 17h

Exposição ‘Abaporu Periférico’.

Terça-feira 25/1, das 9h às 17h

Mais informações: http://www.cataventocultural.org.br/

Paço das Artes

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #6
Toque para aumentar

Atividade “Máscaras, fetiches e fantasmagorias”

Atividade Presencial e Online-- Espaço Expositivo Paço das Artes, com retransmissão pelo Instagram do Paço das Artes

Terça-feira 25/1, das 15h às 16h30

Mais informações: https://www.pacodasartes.org.br/

Casa Guilherme de Almeida

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #7
Toque para aumentar

Pelas Livrarias: A São Paulo Literária de Guilherme de Almeida

Encontro com Marlene Laky e Alexandra Rocha

Terça-feira 25/1, das 10h às 13h

Mais informações: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Casa Mário de Andrade

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #8
Toque para aumentar

Atividade “Cidade cênica, cidade cínica?”

Terça-feira 25/1, das 19h às 21h

Mais informações: http://www.casamariodeandrade.org.br/

Casa das Rosas

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #9
Toque para aumentar

Atividade Aniversário da Cidade de São Paulo

Terça-feira 25/1, às 11h

Mais informações: https://www.casadasrosas.org.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo -- MAS/SP

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #10
Toque para aumentar

Exposição “O GENESIS segundo Eva”

Terça-feira 25/1, das 9h às 17h

Mais informações: http://museuartesacra.org.br/

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Para conferir mais detalhes das opções também acesse aqui.

Agora, para aqueles que preferem relaxar e ter um dia mais tranquilo, a programação do Renaissance São Paulo Hotel está imperdível. O hotel reúne uma série de experiências de lazer, bem-estar e cultura.

Imagem de conteúdo da notícia "468º Aniversário de São Paulo: programação repleta com as opções mais variadas" #11
Toque para aumentar

Para os amantes da gastronomia, a sugestão é descobrir os sabores de São Paulo, desde as criações paulistanas do restaurante Terraço Jardins ao melhor da culinária Japonesa do Living Lounge Bar & Sushi.

O The SPA at Renaissance também oferece serviços especiais para os 468 anos da cidade. Com opções de vale presente e uma série de massagens e tratamentos exclusivos do espaço que estão com condições especiais, disponíveis no link.

O hotel também criou um roteiro para curtir a maior metrópole do Brasil com programações de exposições como “Museu da Ilusões”, “Rock Exhibition Rita Lee” e “Ione Saldanha: A Cidade Inventada”.

Para saber mais e garantir as atrações, basta acessar o link.

Veja também:

ALICIA KEYS COMPLETA 41 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

ANTENA1: CONHEÇA O NOVO APLICATIVO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 468 aniversario de sao paulo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.