Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

Ariana Grande, Madonna e Beyoncé estão na lista

Placeholder - loading - Ariana Grande - Photosoot
Ariana Grande - Photosoot

Publicada em  

Sample é um termo bastante conhecido no mundo da música, especialmente por compositores, cantores e gravadoras. Mas a verdade é que isso talvez seja algo que esteja guardado apenas para os profissionais da área. Sendo assim, esta matéria foi preparada para informar o leitor, com uma linguagem fácil para todos tenham conhecimento.

A criação de uma música é muito mais complicada e detalhada do que o ouvinte comum acha. O glamour para os cantores e bandas, como premiações, discos de ouro e platina são apenas o final de um trabalho longo e extenso. Como, sabemos que para uma produção de música, uma equipe com vários profissionais é acionada.

Para entender o sample, devemos voltar lá na origem do artificio, que teve notoriedade na década de 80, justamente com o crescimento das músicas eletrônicas e os arranjos, em versões de remix.

Por mais moderno que possa parecer, uma técnica de samplear as faixas musicais são muito mais antigas do que pensamos. As primeira tentativas e estudos originaram o termo, surgiram na década de 40.

Os franceses teóricos da música Pierre Schaefer e Pierry Henry, foram os pioneiros na preparação da chamada Musique Concrèt, que em resumo é arte de modificar um som.

Como o próprio diz, o significado de Sample, do inglês para o português é basicamente “amostra”, e essa amostra é uma forma utilizada pelos produtores, em uma criação musical. Diferente do remix, o sample é uma base de um faixa já existente. Para deixar mais fácil para o entendimento.

Quando um musico pega um violão para compor as primeiras notas de uma obra, ele levará para uma gravadora e produtor musical, e incluir aquele curto trecho instrumental na canção. Essa gravação do violão é uma amostra fica gravada, para o inicio da criação.

O Sample não está limitado apenas nas gravações instrumentais, mas as vozes são muito presentes também. Muitos produtores usam de uma musica já existente para a elaboração de uma nova.

Por isso, em algumas situações, é notório quando o ouvinte aprecia uma canção, e assemelha a mesma com outra. Assim, ‘samplear’ pode ser considerado uma forma de homenagear o criador.

Músicas que utilizam sample

Madonna - 'Hung Up'

Do ritmo conhecido e apreciado por muitos, o single ‘Gimme ,Gimme, Gimme’ da banda aclamada ABBA, a diva Madonna, não economizou na homenagem ao grupo sueco. ‘Hung Up’ virou de fato um sucesso em 2005, e talvez poucos sabiam dessa similaridade.



Confira a versão do ABBA:



Beyoncé - 'All Night'

A base feita pela estrela Beyoncé em ‘All Night’ foi de fato uma bela combinação com ‘Spottieottiedopaliscious’. A canção original veio da dupla de rappers americanos, Outkast.



Confira a versão da dupla Outkast:



Jennifer Lopez - 'Jenny From The Block'

O grupo americano de hip hop, The Beatnuts, emprestou um de seus exemplares, ‘Watch Out Now’, para a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez. A batida presente na canção da J.Lo é mais um exemplo da utilização do sample. E vale ressaltar que isso não falta de criatividade, e sim uma admiração e homenagem.



Confira a versão do grupo The Beatnuts:



Ariana Grande - '7 Rings'

Ariana Grande voltou ao passado e utilizou 'My Favorite Things', do clássico 'A Noviça Rebelde' em sua música "7 Rings".

A canção é uma das faixas sucesso do disco 'Thank U, Next', lançado em 2019.



Confira a versão na qual Ariana se baseou:



Britney Spears - 'Toxic'

Depois da rainha, a princesinha do pop surge em nossa lista de músicas famosas que usam samples com 'Toxic'. Você certamente dançou muitas vezes esse grande sucesso da Britney Spears, mas não imaginava que a havia referências da melodia de uma música indiana, chamada 'Tere Mere Beech Mein'.



A música foi trilha sonora do filme 'Ek Duuje Ke Liye', de 1981. 'Toxic' faz parte do disco 'In The Zone', lançado pela cantora em 2003.



DJ Khaled feat. Rihanna - 'Wild Thoughts'

A música Maria Maria, de Santana, serviu como sample de 'Wild Thoughts', feat de Rihanna com o DJ Khaled.

Logo no começo das duas canções, é possível notar a mesma batida. A faixa s está presente no álbum do DJ Khaled, 'Grateful'.



Confira a música na qual os popstars se basearam:



Veja também:

8 discos de vinil mais raros do mundo

Aniversário de John Mayer: relembre grandes momentos da carreira do artista

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 6 musicas internacionais que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.