Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aniversariante do dia: Roger Waters comemora 80 anos

Relembre o sucesso e o impacto do compositor do Pink Floyd

Placeholder - loading - Aniversário: Roger Waters
Aniversário: Roger Waters

Publicada em  

Cantor, baixista, compositor, ativista e uma lenda do rock progressivo! Ao longo da sua carreira, Roger Waters, letrista principal e fundador do Pink Floyd, construiu uma carreira magistral e foi consolidado como um dos principais nomes da história da indústria musical.

Além disso, com letras críticas e composições icônicas, o astro britânico desenvolveu um espírito ativista e uma base de fãs que o acompanharam até os dias de hoje, dentro e fora dos estúdios de gravação.

Sendo assim, em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, a rádio Antena 1 preparou uma homenagem, abordando os principais e mais marcantes momentos da sua trajetória. Confira:

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversariante do dia: Roger Waters comemora 80 anos" #1
Toque para aumentar

Predestinado a tornar-se uma das figuras mais influentes da história do rock, George Roger Waters nasceu no dia 6 de setembro de 1943, em uma família de classe trabalhadora no sul da Inglaterra.

O ano do seu nascimento, inclusive, foi um fator chave para o desenrolar da sua carreira. Nascido em meio a Segunda Guerra Mundial, o cantor, com apenas 5 meses de idade, perdeu o seu pai, Eric Fletcher Waters, em um conflito armado na costa italiana.

Com isso, Roger cresceu sem memória alguma do seu pai e revoltado contra o sistema, as guerras e as autoridades políticas da época. Isto, somado a sua educação questionadora, o motivou a escrever letras profundas, embora sutis, e lutar contra diversas formas de injustiça e opressão.

Sua trajetória musical, por sua vez, começou a deslanchar no final dos anos 60, quando o astro, ao lado de Syd Barrett (vocalista principal e guitarrista), Nick Mason (baterista) e Richard Wright (tecladista), fundou a banda de rock progressista e psicodélico, Pink Floyd.

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversariante do dia: Roger Waters comemora 80 anos" #2
Toque para aumentar

Com a formação do grupo, Roger passou a canalizar a sua paixão pela música e o seu ímpeto revolucionário em narrativas líricas profundas e inovadoras, Com isso, o Pink Floyd disparou para o estrelato global e mudou para sempre a história do rock.

Mantendo o seu viés ativista como tema central das suas composições, Waters escreveu uma série de álbuns icônicos, como, por exemplo, o emblemático “The Wall (1979)”, disco focado na alienação e no isolamento da sociedade da década de 70.

Além disso, a banda foi responsável por outra leva de grandes sucessos, como o clássico de 1975 - “Wish You Were Here” e a obra-prima de 73 - “The Dark Side of The Moon”.

Imagem de conteúdo da notícia "Aniversariante do dia: Roger Waters comemora 80 anos" #3
Toque para aumentar

Mesmo assim, em 1985, por conflitos criativos com o restante da banda, Roger decidiu seguir carreira solo. A partir de então, novos projetos surgiram e Waters, a partir da música, seguiu defendendo causas humanitárias e produzindo críticas precisas a respeito das questões políticas e sociais do mundo contemporâneo

Daí, surgiram os discos: “Music From the Body (1970)”, “The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984)”, “ Radio K.A.O.S. (1987)”, “Amused to Death (1992)” e o mais recente “Is This the Life We Really Want? (2017)”

Assim, no dia do seu aniversário, comemoramos uma carreira diversificada e um impacto global que testemunham o seu talento e compromisso com as questões que realmente importam.


Veja também:

EGOT: QUEM SÃO OS ARTISTAS CONTEMPLADOS COM OS PRÊMIOS MAIS IMPORTANTES DA INDÚSTRIA

O INSUBSTITUÍVEL FREDDIE MERCURY


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversariante do dia roger …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.