Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aniversário de Ringo Starr: relembre a história do artista

O cantor faz sucesso na indústria musical há 65 anos

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Ringo Starr em fundo branco para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Ringo Starr em fundo branco para photoshoot.

Publicada em  

Hoje é um dia especial, pois comemoramos o aniversário de 82 anos de Richard Starkey Junior, mais conhecido pelo nome artístico, Ringo Starr . Assim, nada mais justo do que relembra alguns dos eventos mais importantes e da carreira do ex-beatle, desde a sua integração na indústria musical há 65 anos atrás.

Nascido no dia 7 de julho do ano de 1940, na cidade Liverpool, Ringo, além de ser músico e compositor, também é ator. É claro que todos conhecem sua fama devido a sua função de baterista em uma das bandas mais amadas e lendárias da história do Rock e da música, os Beatles.

Mas, como se deu o nome Ringo Starr? A começar pelo apelido, o qual o músico era mais conhecido durante sua infância e adolescência: “Little Rich”.

Isso porque, como ele tinha o mesmo nome que seu pai, Richard Starkey, mas chamado pelo apelido “Big Richie”, era mais fácil para distinguir os dois.

Entretanto, foi só na década de 60 que o termo “Ringo” foi usado para se referir a ele, pelo seu parceiro de trabalho na época, Rory Storm.

Em relação a infância e adolescência, Ringo não teve muita sorte, pois chegou a sofrer com doenças de risco de vida e diversas hospitalizações prolongas, o que acabou fazendo com que ele ficasse para trás na escola em que estudava.

Mas isso não o impediu de correr atrás de seus sonhos e de fazer aquilo que ele mais amava: música. Por isso, aos 17 anos de idade, em 1957, ele cofundou sua primeira banda de rock intitulada “Eddie Clayton Skiffle Group”.

Logo, dois anos depois, em novembro do ano de 1959, Starkey se juntou a uma banda chamada “Al Caldwell's Texans”, que mais tarde se chamariam “Rory Storm and The Hurricanes”.

E foi nessa mesma época em que ele decidiu adotar o nome artístico Ringo Starr, derivado aos diversos anéis que ele costumava a usar e também porque remetia a uma influência do country e do western.

Além disso, como passou a ser conhecido por esse novo nome, seus solos de bateria foram nomeados como “Starr Time”. No início da década de 60, os “Hurricanes” atingiram o ápice da fama, sendo considerados, na época, como uma das principais bandas da cidade de Liverpool.

A cada ano que passava, Starr ficava cada vez mais conhecido na indústria musical, principalmente no Reino Unido, proporcionando a ele a oportunidade de deixar o seu antigo grupo e se juntar aos Beatles. Sua entrada ocorreu em agosto de 1962, para substituir o até então baterista da banda, Pete Best.

Sua primeira apresentação fazendo parte da banda foi dois meses após sua entrada, em outubro do mesmo ano. O show aconteceu em uma vila pequena localizada no condado de Merseyside na Inglaterra, chamada Port Sunlight.

A princípio, Ringo não foi muito bem recebido pelos fãs da banda pelo fato de ter “tomado” o lugar de Pete Best, um dos integrantes mais amados na época. Porém, ao longo de apenas alguns meses, no final daquele mesmo ano, ele foi aceito pelo fandom aos poucos.

Nas apresentações, seu nome já era ovacionado pelo público, além de receber inúmeras correspondências de fãs, na mesma proporção que os outros membros, garantindo oficialmente a sua posição dentro da banda.

Relembre

Um dos momentos mais memoráveis para a carreira do grupo foi em fevereiro de 1964, quando se apresentaram pela primeira vez ao vivo no The Ed Sulivan Show, no Studio 50, na cidade de Nova York.

Cerca de 73 milhões de pessoas assistiram ao primeiro show, sendo considerado, na época, uma das maiores audiências de todos os tempos nos Estados Unidos.

Da mesma maneira que os Beatles eram reconhecidos como um grupo, cada um deles tinha seu destaque. Além disso, o próprio Ringo foi inspiração de diversas canções escritas, como “Ringo For President!” (1964) pelo artista australiano Rolf Harris, e “I Want to Kiss Ringo Goodbye” (1965), da jornalista de música Penny Valentine.

Além disso, haviam os icônicos buttons, como broches, escritos “I Love Ringo” que fizeram muito sucesso, sendo os produtos mais vendidos da banda.

Foi quando, no ano de 1970, após 10 anos de apresentações e músicas lendárias o grupo se desfez deixando milhões de fãs ao redor do mundo inteiro completamente sem chão.

Então, no mesmo ano, Ringo começou a investir em sua carreira solo, lançando o primeiro álbum no dia 27 de março no mesmo ano, intitulado “Sentimental Journey”. Este, uma viagem intensa repleta de sentimentos no seu repertório musical, era composto por músicas antigas inglesas das décadas de 30 e 40.

Em contrapartida, o segundo álbum chamado “Beaucoups Of Blues”, tendo sua estreia também em 1970, seguindo um viés mais divertido. Entretanto, somente o terceiro álbum, lançado em 1973, realmente rendeu ao artista muito sucesso para carreira solo, intitulado “Ringo”.

Esse disco chegou a entrar para a história pelo fato de ter sido o único projeto em que todos os ex-integrantes do grupo estiveram envolvidos desde o fim dos Beatles.

Prêmios e Reconhecimentos

Em novembro do ano de 2008, Ringo Starr recebeu o prêmio Diamond Award em nome dos Beatles durante a cerimônia do World Music Awards de 2008, sediada em Mônaco.

Dois anos depois, em fevereiro de 2010, foi homenageado com a famosa estrela na Calçada da Fama de Hollywood, localizada na 1750 North Vine Street, em frente ao prédio da Capitol Records, próxima as estrelas de John Lennon e Paul McCartney.

Já em 2015, 27 anos após ter sido introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como um membro dos Beatles, Ringo acabou se tornando o último do grupo a ser homenageado por sua carreira solo.

Em contrapartida de seus colegas de banda, que foram honrados na categoria "artistas", ele se integrou pela categoria "excelência musical".

Sem contar o fato de que ele recebeu o título de Cavaleiro Celibatário no dia 20 de março de 2018, pelos seus serviços entregues à música. Na cerimônia de posse, ele foi premiado no Palácio de Buckingham, por ninguém menos que o príncipe Guilherme, Duque de Cambridge.

Atualmente Ringo Starr, é considerado o baterista mais rico do mundo, acumulando um patrimônio líquido de 350 dólares.

Veja também: BILLBOARD: LISTA MOSTRA OS MAIORES ARTISTAS DO HOT 100

CARLOS SANTANA PASSA MAL EM APRESENTAÇÃO NO ESTADOS UNIDOS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversario de ringo starr …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.