Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ANIVERSÁRIO JAMES BROWN: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

PADRINHO DO SOUL’ FARIA 90 ANOS HOJE

Placeholder - loading - James Brown faria 90 anos hoje.Divulgação
James Brown faria 90 anos hoje.Divulgação

Publicada em  

James Joseph Brown Jr, popularmente conhecido como James Brown, foi um dos cantores mais influentes na música do século XX. Tinha uma identidade visual excêntrica, com suas rotinas de dança, o uso habilidoso de microfones e artigos de vestuário como adereços. Com tudo isso, somado com a rouquidão marcante e um falsete potente, o artista ganhou diversos apelidos ao longo da carreira: Padrinho do Soul, Irmão Número Um do Soul, Sr. Dinamite e O Maior Trabalhador da ‘Show Bussiness’.

Em sua maioria, cantava baladas eletrizantes que tinham um acompanhamento instrumental groovado com melodias de ritmo acelerado. A mistura dos estilos de Blues, Jazz, Gospel e Country o transformaram em um dos pioneiros da música Soul.

Também tinha um trabalho impecável na área da dança. Fazia saltos acrobáticos, aterrissagens de joelho de impacto total e um trabalho de pés deslumbrante. Acompanhado de seus padrões rítmicos complexos, se apresentava de forma grandiosa, fazendo uma “performance” dramáticas. Isso redefiniu a performance pública dentro da música Pop e serviram para influenciar gerações. Uma das figuras que mais inspirou foi o Michael Jackson.

Admiradores da música de Brown, incluindo Miles Davis e outros grandes músicos, começaram a citar ele como uma das principais influências em seus próprios estilos. Entretanto, assim como os outros eram influenciados por suas canções, ele também tinha influência por outros. Seu single de 1976 "Hot (I Need To Be Loved, Loved, Loved, Loved)" pegou emprestado o riff principal da canção "Fame" de David Bowie, não ao contrário, como muitos pensam.

Durante a década de 1960, Brown estava refinando o novo idioma da música Funk. Gravou dois grandes sucessos, "Papa's Got a Brand New Bag" e "I Got You (I Feel Good)", ambas de 1965 e entrou para as paradas Pop e R&B. Por mais de um mês, elas se tornaram os singles mais vendidos nos Estados Unidos.

No final desse período, algumas canções do intérprete foram atreladas ao surgimento das artes negras no movimento dos direitos civis dos Estados Unidos. As canções principais foram: "Don't Be a Drop-Out" (1966), "Say It Loud - I'm Black and I'm Proud" (1968) e "I Don't Want Nobody to Give Me Nothing (Open Up the Door, I'll Get It Myself)" (1969). Com elas, teve uma participação relevante nesse momento da história.

As músicas de James Brown batem o recorde de mais sampled do mundo, com mais de três mil versões diferentes. O seu legado de canções de sucesso e manias de dança são provas de como estava à frente do seu tempo- reproduzidos até hoje. Em 1986, Brown foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame. Venceu três Grammys por obras distintas e recebeu, em 2003, uma homenagem do Kennedy Center.

O revolucionário perfeccionista teve uma carreira comercial extremamente bem-sucedida, com mais de 50 milhões de discos vendidos, e sempre fez questão de garantir um alto nível de profissionalismo. Seu nome está associado a um número gigantesco de variedade de canções, passos de dança distintos e tendências da moda. Ele desempenhou um papel fundamental na criação do vocabulário e gramática da música Funk.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: KELLY CLARKSON É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

TBT: 46 ANOS ATRÁS A LENDÁRIA DISCOTECA STUDIO 54 ERA INAUGURADA EM NOVA YORK

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversario james brown …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.