Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Os 10 shows internacionais históricos do século XX no Brasil

De Rod Stewart a Queen, confira os artistas que fizeram os palcos brasileiros vibrarem nas décadas de 80 e 90

Placeholder - loading - Queen no Rock in Rio em 1985. - Divulgação
Queen no Rock in Rio em 1985. - Divulgação

Publicada em  

Por mais culturalmente diverso que o Brasil seja, foi apenas depois da primeira edição de um festival em 1985 que nosso país começou a ser visto como palco para mais shows de artistas internacionais e entrou na rota desses eventos. Hoje, somos vistos como um dos principais destinos de turnês mundiais.

Mesmo que o cenário das performances estrangeiras no Brasil só tenha começado a esquentar a partir da década de 80, diversos eventos épicos marcaram a história musical do país. Confira os shows internacionais incríveis que os brasileiros assistiram no século XX:

Alice Cooper (1974)

Alice Cooper 1974
Toque para aumentar

Cooper recebeu 100 mil dólares pela apresentação, que incluía alguns elementos bem extremos e “rock n’ roll” - como brincar com sua cobra de estimação -, extasiando os espectadores.

Alice Cooper, Killer

Na capa do disco “Killer” (1971) é possível ver uma de suas jiboias.

Jackson Five (1974)

O show aconteceu um ano antes dos Jackson Five tornarem-se The Jacksons com a saída de Michael Jackson do grupo. Fazendo uma turnê para divulgar seu álbum “Dancing Machine”, a banda estadunidense resolveu dar uma passadinha pelo Brasil, realizando a primeira performance no Anhembi, em São Paulo.

Jackson 5 Brasil
Toque para aumentar

O material do evento gravado e transmitido pela TV Tupi foi perdido durante um incêndio em 1978, mas trechos restantes foram utilizados em uma matéria do Fantástico, que você confere abaixo:


Genesis (1977)

A banda de rock viria ao Brasil na turnê do disco “Wind and Wuthering”, dois anos após a saída de Peter Gabriel. O show foi feito em parceria com o Projeto Aquarius, uma iniciativa do jornal O Globo com a Orquestra Sinfônica Brasileira que visava promover apresentações de música em espaços públicos.

Genesis Brasil
Toque para aumentar

Genesis Brasil
Toque para aumentar

Queen (1981 e 1985)

A primeira visita de uma das maiores bandas de todos os tempos ao Brasil ocorreu em 1981, durante a turnê sul-americana do grupo, que também se apresentou na Argentina e Venezuela.

No estádio do Morumbi, em São Paulo, o público de aproximadamente 200 mil pessoas foi agraciado pelos vocais incomparáveis de Mercury.

Queen, Morumbi
Toque para aumentar

Queen também tentou performar no Maracanã, mas teve o pedido negado, conquistando seu espaço na capital carioca apenas em 1985, na primeira edição do Rock In Rio, onde seu show era o mais caro - tendo custado 600 mil dólares - e esperado pelos 250 mil fãs, que cantaram a plenos pulmões as músicas da banda.

Abaixo você confere à apresentação histórica de “Love Of My Life”:


Kiss (1983 e 1999)

Em 1983, os músicos mascarados lotaram o Morumbi de fãs, ávidos para ouvir as faixas do disco “Creatures of the Night”, do qual “I Love it Loud” era popular nas rádios.

Kiss, Brasil
Toque para aumentar

Em 1999, o conjunto visitou o Brasil novamente, mas desta vez no Autódromo de Interlagos, onde mais de 50 mil fãs da banda entraram. Entretanto, outros milhares se decepcionaram quando os ingressos esgotaram, o que foi resolvido em um ato heróico por parte da organização do show, que abriu os portões e deixou todos entrarem para mais um incrível espetáculo da Kiss.

The Cure (1987)

De acordo com o então editor da revista Rolling Stone, Jeff Apter, foi o Brasil que mostrou a The Cure o tamanho de seu sucesso. Sim, o show excepcional com milhares de pessoas assistindo e cantando os hinos da banda já seria o suficiente, mas foi durante um jogo de futebol que o conjunto se reconheceu como um fenômeno.

The Cure, Brasil
Toque para aumentar

Guns N’ Roses (1991)

Os tão aguardados membros do Guns N’ Roses vieram ao Brasil durante a segunda edição do Rock In Rio, onde tocaram por duas noites no Maracanã. Segundo o guitarrista da banda, Slash, os fãs brasileiros acamparam na porta do hotel, de onde eles praticamente não saíram por estarem cercados de admiradores - nem sol na piscina podiam tomar.

Abaixo você confere a apresentação épica de Guns N’ Roses no Rock In Rio de 1991:


Michael Jackson (1993)

O ano marcou a primeira vinda solo de Jackson ao Brasil. Seus shows no Morumbi, em São Paulo, reuniram cerca de 200 mil pessoas, ansiosas para ver o Rei do Pop acompanhado no palco por vinte crianças que moravam em favelas paulistanas.

Michael Jackson, Brasil
Toque para aumentar

O movimento era parte do Heal the World Tour, organização filantrópica mantida pelo artista. Confira abaixo uma matéria sobre a apresentação que fez história:


Rod Stewart (1994)

A apresentação de Rod Stewart no Brasil durante a virada do ano entrou para o Guinness Book como o maior show gratuito da história, contando com mais de 3,5 milhões de pessoas ouvindo o artista em Copacabana, Rio de Janeiro.

Rod Stewart, Copacabana
Toque para aumentar

Rolling Stones (1995 e 1998)

O sucesso de Rolling Stones era tão grandioso que em 1995, com shows em São Paulo tendo sido transferidos do Morumbi para o Pacaembu - estádio menor - devido a fissuras na arquibancada, um par de apresentações acabou se tornando um trio.

Rolling Stones , Brasil
Toque para aumentar

Já em 1998, o grupo se apresentou no Rio de Janeiro, reunindo milhares de admiradores fiéis. Confira o vídeo contido no post da conta Rolling Stones Brasil:


Veja também:

Shows em 2022: saiba quais apresentações foram adiadas

Crítica de cinema Antena 1: os Beatles e a Índia

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. os 10 shows internacionais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.