Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Beatles: há 60 anos a banda gravava pela primeira vez em Abbey Road

Sete anos depois a banda fez suas últimas gravações

Placeholder - loading - Capa do disco Abbey Road, dos Beatles. - Divulgação
Capa do disco Abbey Road, dos Beatles. - Divulgação

Publicada em  

Os Beatles foram uma das maiores bandas do mundo. Dessa forma conseguiram criara uma aura em diversas coisas que fizeram parte de sua história. Sejam os instrumentos, os cortes de cabelo e o estúdio onde fizeram história.

Abbey Road, antes EMI Studios, foi esse lugar. O Fab-four começou a usar o estúdio em 6 de junho de 1962. Nas primeiras gravações logo um clássico, mesmo que seja difícil achar uma música da banda que não tenha se eternizado. “Love me do”.

“Please, Please Me” nasceu dessas primeiras sessões e foi lançado oficialmente em 1963. A chance que a EMI deu aos 4 rapazes de Liverpool que vinham de shows em casas noturnas em Hamburgo valeu a pena.

Abbey road
Toque para aumentar

Ao longo da década em que a banda fico junta, o Abbey Road foi o palco de diversos momentos importantes. O mais famoso com certeza é a foto que ilustra o álbum que traz o nome do estúdio, mas não é o único. Foi lá que em 1967 aconteceu a primeira transmissão mundial ao vivo via-satélite, quando os Beatles gravaram ao vivo a canção “All You Need Is Love”

Também foi nos corredores do estúdio, que virou ponto turístico, que gênios da música se cruzaram. Enquanto os Beatles gravavam Sg. Peper’s Lonely Hearts Club Band” no Estúdio 2 o Pink Floyd gravava seu disco de estreia, “The Piper at the Gates of Dawn”.

Pink Floyd
Toque para aumentar

Os psicodélicos de Cambridge até puderam dar uma espiadinha nos Beatles trabalhando. “A gente adentrou o Estúdio 2 e lá estava o Fab Four. Eles estavam gravando 'Lovely Rita'. A música soava maravilhosa, incrivelmente profissional. Nós nos sentamos, humildemente, no fundo da sala de controle enquanto eles trabalhavam, e depois de um certo tempo fomos colocados para fora. Eles eram seres divinos para nós! Todos eles pareceram muito legais, mas estavam numa realidade tão além da nossa, que era como se jogassem em outra liga", conta Nick Mason, o baterista do Pink Floyd.

Abbey Road
Toque para aumentar

Até de Brasil tem um toque o Estúdio 2. Roberto Carlos gravou clássicos de sua discografia em 2015 na mesma sala da banda que inspirou sua Jovem Guarda.

Há 60 anos os Bealtes entraram no Abbey Road para gravar seu primeiro disco. Quando saíram estavam prontos para dominar o mundo e nem sabiam.

Veja também:

KYLIE MINOGUE FAZ PARTICIPAÇÃO ESPECIAL EM SHOW DO COLDPLAY NOS ESTADOS UNIDOS

PUC-CAMPINAS LANÇA 8 NOVOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beatles ha 60 anos a banda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.