Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden comemora 'crise evitada' com acordo sobre teto de dívida em discurso no Salão Oval

Placeholder - loading - Biden comemora aprovação de lei do teto em discurso no Salão Oval 02/06/2023 JIM WATSON/Pool via REUTERS
Biden comemora aprovação de lei do teto em discurso no Salão Oval 02/06/2023 JIM WATSON/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Jeff Mason e Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou uma 'crise evitada', ao comemorar nesta sexta-feira, em seu primeiro pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca, a aprovação de um projeto de lei para elevar o teto da dívida dos EUA e reduzir os gastos.

Biden, um democrata, disse que sancionará o projeto de lei no sábado, encerrando meses de incerteza e evitando o que teria sido o primeiro calote dos Estados Unidos em 5 de junho.

'Foi fundamental chegar a um acordo e é uma notícia muito boa para o povo americano. Ninguém conseguiu tudo o que queria. Mas o povo americano conseguiu o que precisava', disse Biden sentado no gabinete presidencial.

Depois de negociações acirradas, tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados aprovaram um projeto de lei nesta semana que suspende o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo. A nova lei evitou uma crise, disse Biden.

O presidente, que está concorrendo à reeleição, destacou outros projetos de lei bipartidários que sancionou e elogiou Kevin McCarthy, o presidente republicano da Câmara dos Deputados, que foi seu principal parceiro de negociação.

“A votação final em ambas as Casas foi esmagadora”, disse Biden. O Senado aprovou o projeto por 63 votos a 36, e a Câmara por 314 a 117.

A Fitch Ratings disse nesta sexta-feira que a classificação de crédito 'AAA' dos Estados Unidos permanecerá com perspectiva negativa, apesar do acordo que permitirá ao governo cumprir suas obrigações.

Os presidentes dos EUA geralmente reservam um pronunciamento no Salão Oval para os eventos mais significativos e dramáticos, como os ataques de 11 de setembro de 2001 ou a explosão do ônibus espacial Challenger.

A Casa Branca disse que Biden estava fazendo seu discurso lá por causa da gravidade da situação se o teto da dívida não tivesse sido elevado.

Biden, que assumiu o cargo em janeiro de 2021, já falou antes à nação durante o horário nobre, incluindo seus discursos sobre o Estado da União no Capitólio e um discurso na Sala Leste da Casa Branca durante a pandemia de Covid-19.

Mas o discurso desta sexta à noite é o primeiro no Salão Oval, um cenário que destaca o poder e a autoridade da Presidência, conforme Biden busca um segundo mandato contra um crescente campo de candidatos republicanos.

(Reportagem de Jeff Mason e Trevor Hunnicutt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden comemora crise evitada …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.