Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden divulga imposto de renda antes de debate e pede que Trump faça o mesmo

Placeholder - loading - Ex-presidente e candidato democrata à eleição presidencial dos EUA de 2020, Joe Biden. 27/9/2020. REUTERS/Mike Segar
Ex-presidente e candidato democrata à eleição presidencial dos EUA de 2020, Joe Biden. 27/9/2020. REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Atualizada em  

Por John Whitesides

WASHINGTON (Reuters) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua companheira de chapa, Kamala Harris, divulgaram suas declarações de Imposto de Renda de 2019 nesta terça-feira, e a equipe de Biden pediu que o presidente Donald Trump faça o mesmo.

Biden, que participa de um debate com Trump na noite de terça-feira em Cleveland, mostrou os valores dois dias depois que o New York Times informou que Trump pagou apenas 750 dólares em Imposto de Renda federal em 2016 e 2017 --e nada em 10 dos 15 anos anteriores-– depois de anos relatando perdas acentuadas nos negócios.

Trump há muito busca manter seus registros financeiros pessoais em segredo.

A declaração de Biden mostrou que ele e sua esposa, Jill, pagaram mais de 346 mil dólares em impostos federais e outros pagamentos referentes a 2019, em cima de uma renda de quase 985 mil dólares, antes de buscarem um reembolso de 47 mil dólares que eles afirmaram ter pago a mais para o governo.

'Este é um nível histórico de transparência que visa a dar ao povo americano novamente a fé de que seus líderes cuidarão do povo e não de seus próprios lucros', disse a vice-gerente da campanha de Biden, Kate Bedingfield, a repórteres.

'Senhor presidente, divulgue sua declaração de Imposto de Renda ou então cale-se', acrescentou ela.

Com mais de um milhão de norte-americanos votando antecipadamente e o tempo se esgotando para mudar opiniões ou influenciar o pequeno grupo de eleitores indecisos, as apostas são enormes para o debate a cinco semanas da eleição de 3 de novembro. É o primeiro de três debates programados.

Ambos os candidatos estavam indo para Cleveland na tarde de terça-feira. Trump partiu após deixar a Casa Branca e Biden voaria de Delaware.

A cartada da declaração de impostos de Biden antes do debate mostra que o ex-vice-presidente está buscando vantagem política em uma questão que pode atingir os eleitores --um rico empresário que virou político que, de acordo com a reportagem do New York Times, muitas vezes evitou pagar Imposto de Renda federal.

Os democratas tentam retratar Trump como um sonegador de impostos. A recusa persistente de Trump em divulgar seus impostos tem sido um desvio da prática padrão para os candidatos presidenciais.

O porta-voz da campanha de Trump Tim Murtaugh emitiu um comunicado respondendo à revelação de Biden, acusando-o de ser desonesto em declarações públicas sobre seus próprios ganhos anteriores, mas não informou se Trump divulgará seus rendimentos.

(Reportagem adicional de Steve Holland and Trevor Hunnicut)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden divulga imposto de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.