Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden e Xi têm 1ª conversa telefônica em meio a tensão bilateral

Placeholder - loading - Joe Biden e Xi Jinping em dezembro de 2013 em Pequim 04/12/2013 REUTERS/Lintao Zhang/Pool
Joe Biden e Xi Jinping em dezembro de 2013 em Pequim 04/12/2013 REUTERS/Lintao Zhang/Pool

Publicada em  

Por David Brunnstrom e Michael Martina e Yew Lun Tian

WASHINGTON/PEQUIM (Reuters) - Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, tiveram sua primeira conversa telefônica como líderes, e enquanto Biden disse que um Indo-Pacífico livre e aberto é uma prioridade, Xi alertou que um confronto seria um 'desastre' para as duas nações.

Biden também sublinhou suas 'preocupações fundamentais com as práticas coercitivas e injustas de Pequim, sua repressão em Hong Kong, supostos abusos de direitos humanos em Xinjiang e ações cada vez mais impositivas na região, inclusive em relação a Taiwan', disse a Casa Branca em um comunicado.

Xi disse a Biden que um confronto seria um 'desastre' e que os dois lados deveriam restabelecer as maneiras de evitar erros de julgamento, de acordo com o relato feito pelo Ministério das Relações Exteriores chinês da conversa, que ocorreu na manhã desta quinta-feira no horário de Pequim, mas na noite de quarta-feira nos EUA.

O líder chinês manteve a linha dura quanto a Hong Kong, Xinjiang e Taiwan, que Xi disse a Biden serem questões de 'soberania e integridade territorial' que ele espera que os EUA tratem com cautela.

O governo de Taiwan, que se queixa dos exercícios militares chineses frequentes perto da ilha democrática reivindicada por Pequim, agradeceu Biden por expressar sua preocupação.

O telefonema foi o primeiro entre Xi e um presidente norte-americano desde que o líder chinês conversou com o ex-presidente Donald Trump em março do ano passado. Desde então, as relações entre os dois países atingiram seu pior nível em décadas, e Trump chegou a culpar a China pela pandemia de Covid-19.

Durante o governo Trump, os EUA lançaram uma série de ações contra a China, incluindo uma guerra comercial, sanções contra autoridades e empresas chinesas consideradas ameaças de segurança, e contestaram as reivindicações territoriais de Pequim sobre o Mar do Sul da China.

Xi parabenizou Biden por sua eleição em uma mensagem em novembro, embora Biden o tenha chamado de 'bandido' durante a campanha e prometido liderar um esforço internacional para 'pressionar, isolar e punir a China'.

Autoridades chinesas expressam a esperança contida de que as relações bilaterais melhorarão com Biden, e exortaram Washington a buscar um meio-termo com Pequim.

Os relatos norte-americano e chinês do telefonema mencionaram áreas de cooperação em potencial, com destaques para a mudança climática e o combate à pandemia de Covid-19.

(Por David Brunnstrom e Michael Martina em Washington e Yew Lun Tian em Pequim; reportagem adicional de Ben Blanchard em Taipé)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden e xi tem 1 conversa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.