Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden toma medidas duras para conter mudanças climáticas e promete criação de empregos

Placeholder - loading - 26/01/2021 REUTERS/Kevin Lamarque
26/01/2021 REUTERS/Kevin Lamarque

Publicada em  

Atualizada em  

Por Valerie Volcovici e Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira uma série de decretos para combater a mudança climática, o que inclui a suspensão de novas concessões de exploração de petróleo e gás em terras federais e o corte de subsídios para combustíveis fósseis, parte de políticas ambientais que marcam um grande contraste com as de seu antecessor, Donald Trump.

Os decretos indicam a direção da pauta do presidente democrata contra a mudança climática e em favor do clima e são uma reversão da postura de Trump, empresário transformado em político republicano que tentou maximizar a produção de petróleo, gás e carvão retirando regulamentos e amenizando a supervisão ambiental.

'Na minha visão, nós já esperamos demais para lidar com essa crise climática', disse Biden em cerimônia na Casa Branca, destacando a ameaça que o país enfrenta com a intensificação de tempestades, incêndios florestais, enchentes e secas relacionadas às mudanças climáticas, além da poluição atmosférica causada pela queima de combustíveis fósseis. 'É hora de agir.'

Biden apresentou uma 'abordagem que envolve todo o governo' para colocar as preocupações com as mudanças climáticas no centro das políticas externas e de segurança nacional dos EUA, assim como no planejamento doméstico. Ele disse que a construção de uma moderna e resiliente infraestrutura ligada ao clima e de um futuro com energias renováveis criará milhões de empregos com bons salários.

'Esse é um caso em que consciência e conveniência se cruzam, em que lidar com essa ameaça existencial ao planeta e aumentar nosso crescimento e prosperidade econômica são a mesma coisa. Quando penso nas mudanças climáticas e nas respostas a elas, penso em empregos', acrescentou Biden, que enfrenta a pressão da ala progressista de seu próprio partido por uma ação agressiva contra a mudança climática.

O foco de Biden na mudança climática animou parceiros internacionais e defensores do clima, mas contrariou a indústria petrolífera, que argumenta que as medidas custarão milhões de empregos e bilhões de dólares ao país em um momento no qual a economia está abalada pela pandemia de Covid-19.

Biden instruiu o Departamento do Interior a suspender novas concessões federais de petróleo e gás em terras públicas ou águas profundas 'tanto quanto possível' e a realizar uma 'revisão rigorosa' das concessões já existentes, bem como das práticas permitidas.

John Kerry, enviado especial para o clima dos EUA, elogiou os decretos presidenciais durante a cúpula virtual do Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quarta-feira, dizendo que elas mostram que Biden fez da mudança climática 'o ponto central' de seu governo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden toma medidas duras para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.