Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Blinken diz que EUA estão trabalhando em rótulo de detenção indevida para repórter do WSJ

Placeholder - loading - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em entrevista coletiva em Bruxelas 05/04/2023 Olivier Matthys/Divulgação via REUTERS
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em entrevista coletiva em Bruxelas 05/04/2023 Olivier Matthys/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Simon Lewis e Humeyra Pamuk

BRUXELAS/WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos trabalham em um processo formal para determinar se a detenção do repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich pela Rússia é 'injusta', afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta quarta-feira, acrescentando que na sua opinião, não havia dúvida de que o jornalista tenha sido detido indevidamente.

'É algo em que estamos trabalhando muito deliberadamente, mas também com rapidez. E vou deixar esse processo acontecer', disse Blinken a jornalistas em Bruxelas.

'Na minha opinião, não há dúvida de que ele está sendo detido injustamente pela Rússia, que é exatamente o que eu disse ao ministro das Relações Exteriores (Sergei) Lavrov quando falei com ele no fim de semana e insisti para que Evan fosse libertado imediatamente', disse Blinken.

O serviço de segurança russo FSB disse em 30 de março que prendeu Gershkovich, um cidadão norte-americano, e o acusou de coletar informações sobre uma empresa de defesa russa que seriam segredo de Estado.

O Wall Street Journal negou que Gershkovich estivesse espionando. A Casa Branca considerou 'ridícula' a acusação de espionagem, que acarreta uma pena de prisão de até 20 anos.

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse na quarta-feira que conversou com seu colega russo, Vassily Nebenzia, exigindo a libertação imediata de Gershkovich.

A designação de 'detido indevidamente' significa que a responsabilidade pelo caso seria transferida do Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Estado para o escritório do Enviado Especial para Assuntos de Reféns, elevando o perfil político da questão, e permitindo que o governo destine mais recursos para garantir a liberação de Gershkovich da prisão.

(Reportagem de Simon Lewis, Humeyra Pamuk e Rami Ayyub)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. blinken diz que eua estao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.