Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro cobra responsabilidade social da Petrobras e indica medidas por 'vias legais'

Placeholder - loading - 11/03/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
11/03/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro cobrou nesta quinta-feira responsabilidade social da Petrobras, após criticar o que considera 'lucros absurdos' da empresa, e indicou que adotará iniciativas por 'vias legais' para conter a alta dos preços dos combustíveis, ressalvado que não será uma 'interferência'.

'Estamos buscando maneiras legais para fazer com que a Petrobras cumpra com o seu papel social, definido na Constituição e também em leis. Não podemos estar subordinados a decisões do conselho, que está abaixo obviamente das leis e da Constituição', disse Bolsonaro em uma transmissão nas redes sociais.

'Não haverá interferência na Petrobras a não ser pelas vias legais, ou seja, ações judiciais e também junto à Advocacia-Geral da União (AGU) para que um parecer vinculante a isso também passe a valer', acrescentou.

Para o presidente, é 'inadmissível o lucro abusivo' que a Petrobras tem, bem como o descumprimento de leis -- embora ele não tenha sido explícito sobre qual lei estaria sendo descumprida pela empresa.

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Na transmissão, feita em cima de um caminhão após um evento público no interior paulista, Bolsonaro afirmou que a alta do preço da gasolina se deve 'em grande parte' à própria Petrobras. Segundo ele, parece que a estatal 'não quer cumprir o seu papel social como prevê a nossa Constituição'.

'Então, em um momento como esse, o lucro da Petrobras está na casa dos 30%, o dobro das maiores petrolíferas do mundo', afirmou. 'Eles baixaram a sua margem de lucro tendo em vista a questão da guerra da Ucrânia e do pós-pandemia. Apenas a Petrobras está faturando cada vez mais em cima do sofrimento do povo brasileiro'.

Na véspera, o presidente trocou o titular do Ministério das Minas e Energia, exonerando Bento Albuquerque e colocando no lugar Adolfo Sachsida. O presidente também mudou no mês passado o comando da estatal.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro cobra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.