Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro diz que Congresso precisa garantir recursos para casas populares se quiser elevar saque do FGTS

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília 24/07/2019 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília 24/07/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que o governo procurou atingir o maior número possível de pessoas com a liberação de saques de 500 reais por conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas afirmou que o Congresso pode elevar o valor se ainda assim garantir recursos para a construção e casas populares.

'Olha, o que acontece, nós procuramos atender 82% das pessoas cujo o saldo é abaixo de 500 reais. Alguns falam que eu atendi interesse de construtoras. Não, eu atendi interesse do povo', disse Bolsonaro a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada.

O governo anunciou na quarta-feira novas regras para o saque de recursos do FGTS, entre elas a permissão, via medida provisória, de um saque imediato de até 500 reais por conta vinculada ao FGTS, tanto ativas como inativas. Com o anúncio, o governo informou que 81% das contas tem menos que esse valor de saldo.

Apesar disso, alguns parlamentares já falam em elevar esse limite. Segundo o jornal O Globo, o líder do Podemos, José Nelto (GO), defende que ele deveria ser de pelo menos 1 mil reais.

Bolsonaro argumentou que é preciso garantir os recursos para o programa Minha Casa Minha Vida.

'Agora o Parlamento sabe muito bem, acho difícil eles tomarem medida nesse sentido, mas tem todo o direito de tomar. Se bota na ponta do lápis, eles falarem que não será atingido a construção de casas populares no Brasil, não tem problema', disse. 'Depende deles mostrarem, que matemática não tem como fugir.'

EDUARDO

O presidente falou também que foi enviada ao governo dos Estados Unidos a consulta formal, o chamado 'agrément', sobre a indicação de seu filho Eduardo Bolsonaro para ser embaixador naquele país.

“Acho que foi mandado ontem o 'agrément'. Acho que foi ontem, se eu não me engano. Não tenho certeza. Eu acertei com o Ernesto (Araújo), se não foi ontem, foi hoje. A gente não está com pressa.”

A indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil os EUA tem sido criticada por ele não ser diplomata de carreira e, para alguns, não ter estatura para o cargo, mas conta com o apoio vigoroso do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo.

Para ser nomeado embaixador nos EUA, Eduardo Bolsonaro terá que ser sabatinado e aprovado tanto pela Comissão de Relações Exteriores do Senado como pelo plenário da Casa.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro diz que congresso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.