alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Brasil atrai atenção do mundo com potencial solar fotovoltaico

    Nesta semana aconteceu a Intersolar South America, com a parceria da The SmarterE com a Aranda Eventos.

    Placeholder - loading - news single img
    Congresso da Intersolar South America 2019 (Foto: Antena 1)

    2928

    Publicada em  

    O mercado de energia solar fotovoltaica ainda está começando aqui no Brasil, mas a expectativa de especialistas é bastante otimista. O país tem tudo para ser um grande gerador de energia proveniente do sol. Não à toa, aconteceu nesta semana e Intersolar South America, a feira e conferência internacional da América do Sul no setor.

    Segundo Rodolfo Meyer, CEO e fundador do Portal Solar, que esteve presente no evento, o mercado brasileiro no setor ainda está engatinhando. “Devemos ter atingido, aqui, nem 1% da capacidade que temos, mas já é um mercado que cresce 300% ao ano, atrai muito investidor, muitas empresas internacionais e gera muitos empregos. São mais de 70 mil empregos gerados diretamente pela energia solar”.

    E neste ano a Intersolar South America mostrou um pouco deste sucesso em números: foram a mais de 25 mil visitantes de 39 países e aproximadamente 341 expositoras. Para o futuro, o setor ainda promete surpreender ainda mais. “Nossa perspectiva é otimista. Eu acho que a energia solar se torna cada vez mais popular. Em questão de dois ou três anos isso deve ser totalmente comoditilizado e vai ser de fácil acesso à população como um todo”.

    De olho neste vasto crescimento, empresas internacionais têm cada vez mais estreitado laços com o Brasil. Na feira e no Congresso, instituições de vários países mostraram que o interesse pelo mercado brasileiro é real.

    O evento contou com a Sices, que é uma empresa italiana de 40 anos de tradição, mas que opera no Brasil há 6 anos, e fornece, mais do que equipamentos, soluções para o mercado de energia solar. O responsável pelo marketing da América Latina da empresa, Gabriel Terçarolli, falou com exclusividade para a Antena 1 e disse que o mercado no Brasil está em plena expansão, sendo a nova “febre do ouro”. “A expectativa é ótima para quem quer investir”, completa.

    Já a Fronius é uma empresa austríaca que está no Brasil desde 2003 e desde 2012 atua no setor solar fotovoltaico. “Nossa expectativa para os próximos anos é de que o mercado continue no crescimento bastante acelerado. O Brasil começou mais tarde e, exatamente por este motivo, é que o mercado tem crescido além da média mundial”, afirma Alexandre Borin, gerente comercial da unidade de energia solar da Fronius. Além disso, ele ressalta o potencial do país em relação ao nível de sol.

    A Canadian Solar, como o próprio nome já indica, é canadense e nasceu em 2001, em Ontario. Até o momento, ela está entre as mais importantes empresas de energia solar fotovoltaica no mundo todo. “O mercado brasileiro está em gestação quando comparado com o mundo. Ele está crescendo exponencialmente, a expectativa é fechar esse ano, aproximadamente, três ou quatro gigawatts de potência instalada, na geração distribuída no Brasil”, afirma Robson Câmara, treinador técnico da Canadian. E a tendência é esse crescimento se multiplicar ainda mais nos próximos anos, segundo o especialista.

    Charles Gonçalves Bispo estava representando a Engie como gerente regional, responsável pelo Centro-oeste e Norte do país. Apesar de não ser brasileira, e sim francesa, a empresa está atuando aqui há 20 anos. “É um mercado ainda em ascensão, não é um mercado formatado ainda. Ou seja, algumas transformações podem acontecer nos próximos anos. Estamos passando por uma nova regulamentação e ninguém sabe o que vai acontecer. Existem muitas oportunidades, mas as grandes empresas estão preparadas para qualquer cenário que vier. Serão muitos desafios e vantagens para quem ficar. A expectativa é extremamente positiva”.

    Intersolar South America

    No ano passado, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes e mais de 1500 congressistas. E esse número cresceu ainda mais. Quem falou mais sobre o evento com exclusividade para a Antena 1 foi a gerente de projetos Gioia Müller-Russo, da Solar Promotion, que exaltou o trabalho em equipe da The SmarterE com a Aranda Eventos, responsável pela feira e congresso aqui no país.

    “Como empresa alemã, com experiência global, é importante um parceiro nacional que tenha o know-how de como o mercado funciona. Por isso, estamos muito orgulhosos com a colaboração com a Aranda há tantos anos, são sete anos agora”, afirma.

    Na Alemanha, Gioia conta que a Intersolar começou como uma pequena conferência e hoje está espalhada pelo mundo – ela acontece, na próxima semana, no México pela primeira vez. Ela ainda diz que o evento é extremamente importante para o desenvolvimento do mercado, que tem um potencial muito grande para crescer.

     

     

     

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. brasil atrai atencao do mundo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.