Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil suspende embarque de carne à China por caso atípico de vaca louca

Placeholder - loading - Trabalhador prepara corte bovino em frigorífico de Santana de Parnaíba (SP)  19/12/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Trabalhador prepara corte bovino em frigorífico de Santana de Parnaíba (SP) 19/12/2017 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura do Brasil suspendeu exportações de carne bovina do país à China após a confirmação de um caso atípico de doença de 'vaca louca' em Mato Grosso, informou a pasta nesta segunda-feira.

A China, maior importadora de carne bovina do Brasil em receita, gastou 1,5 bilhão de dólares em compras do produto no ano passado, totalizando 332.400 toneladas, ou quase 20% de todos os embarques, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Um representante de uma importante exportadora disse à Reuters, em condição de anonimato, que a suspensão foi imposta na manhã desta segunda-feira, quando o governo paralisou formalmente a emissão de certificados sanitários internacionais.

Uma porta-voz do ministério afirmou que a ação é resultado de um protocolo sanitário bilateral assinado por ambos os países em 2015. O Brasil é o maior exportador de carne bovina.

Os frigoríficos brasileiros listados na bolsa de valores registraram quedas substanciais nesta segunda-feira. A Minerva recuou 2,8%, enquanto JBS recuou quase 3 por cento, e Marfrig perde 4,25%, ao final da sessão.

O Ministério da Agricultura relatou na sexta-feira o caso atípico de vaca louca, registrado em uma vaca de 17 anos em Mato Grosso.

O caso foi considerado 'atípico' porque a doença apareceu espontaneamente, e não por ração contaminada.

A porta-voz do ministério disse nesta segunda-feira que o Brasil espera que a suspensão seja levantada rapidamente, uma vez que o país segue classificado com livre da doença de vaca louca pela Organização Mundial de Saúde Animal.

(Reportagem de Ana Mano)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil suspende embarque de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.