Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil vota a favor de resolução para condenar Rússia no Conselho de Segurança da ONU; Moscou veta

Placeholder - loading - Conselho de Segurança da ONU vota resolução sobre invasão russa à Ucrânia 25/02/2022 REUTERS/Carlo Allegri
Conselho de Segurança da ONU vota resolução sobre invasão russa à Ucrânia 25/02/2022 REUTERS/Carlo Allegri

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil votou a favor de projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas proposto pelos Estados Unidos que condenaria a invasão da Ucrânia por tropas russas, em um posicionamento mais claro em relação à crise, depois que o presidente Jair Bolsonaro vinha evitando repudiar a ação militar.

A resolução contou com o apoio de 11 dos 15 membros do conselho, mas acabou vetada pela Rússia -- que tem esse poder por ser um dos cinco membros permanentes. China, Índia e Emiradores Árabes Unidos se abstiveram.

A posição brasileira no Conselho de Segurança da ONU fora antecipada mais cedo pela Reuters.

Apesar de considerar que a resolução era excessivamente dura, o Brasil considerou necessário se posicionar em relação à opinião pública e também fazer um gesto para aumentar a pressão sobre a Rússia, ainda que Moscou tivesse o poder de veto.

Durante a votação, o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, fez questão de destacar que não se pode fechar as portas das negociações e alertou para o risco de se tomar um caminho 'sem volta'.

'Estamos vivendo circunstâncias sem precedentes. Nós estamos seriamente preocupados com a operação militar da Rússia', disse o representante brasileiro, pouco antes da votação.

'O Conselho de Segurança deve reagir prontamente ao uso de força contra a integridade territorial de seu Estado membro. Um limite foi ultrapassado, e este Conselho não pode se manter silenciado', defendeu Costa Filho.

'Precisamos criar as condições para diálogo entre todas as partes envolvidas. O mundo não pode se dar ao luxo de chegar a um ponto sem volta', alertou.

O embaixador, que lamentou a rejeição da resolução devido ao veto da Rússia, aproveitou para dizer que o Brasil atuou durante as negociações para 'manter um espaço de diálogo aberto' entre todos os envolvidos.

Na semana passada, em encontro com o presidente da Rússia Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro manifestou solidariedade. Depois, em declaração à imprensa, o presidente brasileiro chegou a fazer um 'ajuste' no discurso, dizendo-se solidário a todos os países que se empenham pela paz. O adendo, no entanto, não evitou críticas, inclusive por parte dos Estados Unidos.

Assim que foi iniciada a invasão, Bolsonaro evitou comentá-la, explicando que, primeiro, discutiria o assunto com seus ministros da Defesa, Braga Netto, e das Relações Exteriores, Carlos França.

Costa Filho disse ainda que a missão do Conselho de Segurança da ONU não está concluída e que se por um lado os esforços falharam em impedir a guerra, devem agora, ter como foco buscar o fim das hostilidades.

O projeto de resolução proposto pelos norte-americanos condenava de forma veemente a invasão, considerava o ataque russo uma violação da paz e segurança internacionais e afirmava que Moscou cometeu um ato de agressão contra a Ucrânia.

O texto ainda dizia que a Rússia deveria retirar imediatamente todas as suas forças da Ucrânia e reverter o reconhecimento das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil vota a favor de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.