Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Carta de John Lennon para McCartney vai a leilão

A carta revela a briga entre os ex-colegas de banda

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Paul McCartney e John Lennon em Shindig! em 1964.
Imagem/Divulgação: Paul McCartney e John Lennon em Shindig! em 1964.

Publicada em  

John Lennon e Paul McCartney tiveram sua amizade abalada depois dos Beatles, isso não é segredo. Mas, as nuances, ofensas e falas dessa briga sempre ficaram escondidas. Agora, uma carta raivosa de Lennon para McCartney vai a leilão.

A carta foi originalmente publicada em 1971 - um ano depois do fim da banda - na revista Melody Maker, como uma resposta a entrevista de Paul à mesma revista. A carta está avaliada em 30 mil dólares (aproximadamente 155 mil reais). A mensagem contém 3 páginas e foi datilografada por Lennon.

carta de John Lennon à Paul McCartney

Entrevista de McCartney

Paul McCartney havia reclamado em sua entrevista sobre as finanças dos Beatles quando a banda acabou. O baixista também queria que o momento da dissolução tivesse sido diferente. “Ninguém mais estaria lá, nem mesmo Linda ou Yoko ou Allen Klein. Nós só assinaríamos o papel, entregaríamos para os advogados e eles que resolvam tudo. Isso é tudo o que eu quero agora, mas o John não o fará. Todo mundo acha que eu sou o agressor, você sabe. Eu só quero cair fora.”, declarou o cantor.

McCartney acusou Lennon de copiar com Yoko o que ele fazia com Linda. Paul elogiou “Imagine”, mas também disse não gostar dos outros discos. “‘How Do You Sleep’ eu acho que é boba. E daí que vivo com caretas? Eu gosto de caretas. Eu tenho crianças normais. Isso não o afeta. Ele diz que a única coisa que fiz foi ‘Yesterday’. Ele sabe que está errado. Ele sabe e eu sei que não é verdade.”, comentou o artista sobre a música que lhe agredira.

John também era o culpado pelo fim dos Beatles, segundo Paul. “Eu queria entrar numa van e fazer concertos rápidos, sem avisar no sábado à noite no Slough Town Hall ou algum lugar do tipo. Nós nos chamaríamos Rikki and the Red Streaks ou algo do tipo, e apenas nos levantaríamos e tocaríamos. Não teria imprensa e informaríamos ninguém. John achou uma idéia estúpida”, explicou Paul.

Resposta de John

A carta de John Lennon, que está sendo leiloada, foi uma resposta a essa entrevista de Paul. John lhe deu satisfações e explicou como foram feitas as divisões, além de questões de impostos.

Ao escrever, Lennon acusa o colega de virar George e Ringo contra ele, além de acusar Paul de tê-los levado aos tribunais. A carta é agressiva e promove uma guerra de versões, ambos certos e errados ao mesmo tempo.

Leia a carta leiloada na integra:

Queridos Paul, Linda e todas as crianças McCartney

Obrigado por sua carta.

.

1) Nós LHE demos dinheiro pela parte da Apple.

2) Nós lhe demos MAIS dinheiro na forma de royalties que legalmente pertenciam a Apple. (Eu sei que somos a Apple, mas por outro lado não somos).

.

Talvez exista uma verdade lá em algum lugar, mas pela milésima vez nos últimos anos eu repito, ‘e os IMPOSTOS?’. Está tudo certo, bancando o velho e simples honesto Paul na Melody Maker, mas sabe muito bem que não é só assinar um pedaço de papel.

.

Você diz: ‘John não fará isso.’ Eu farei se você nos garantir contra o cara do imposto. De qualquer forma, você sabe que depois que nós tivermos NOSSA reunião, os *** advogados terão que fazer o que quer que a gente queira, certo?

.

Se eles tiverem algum tipo de acordo entre ELES antes de NOS encontrarem, tornará tudo ainda mais fácil. Você quem decide, como já dissemos muitas vezes, nos encontraremos onde quer que você prefira. Apenas se decida! (duas semanas atrás eu lhe pedi por telefone, ‘por favor, vamos nos encontrar sem advogados, etc. e decidir o que queremos’, e eu enfatizei em especial a Maclen que é a nossa principal preocupação, mas você recusou, certo?)

.

Você diz que DE JEITO NENHUM você nos venderia se não fizéssemos o que queria, que nos processaria de novo e que GEORGE e RINGO iriam te quebrar John, etc. etc.

.

Eu fui bem direto com você outro dia, e você tentou me derrubar com sua “lógica” emocional. SE VOCÊ NÃO É o agressor (como diz) quem então nos levou pros tribunais e cagou em todos nós em público?

.

Como eu disse antes, você alguma vez pensou que você PODERIA estar errado sobre alguma coisa? Seu conceito sobre nós e Klein é incrível. Você diz que ‘cometeu o erro de tentar avisá-los sobre Klein e que isso nos deixou ***’ e que nós secretamente sabemos que está certo. Bom Deus! Você deve saber que NÓS ESTAMOS certos sobre Eastman.

.

Outra pequena mentira no seu ‘é só o Paulie’ pedaço da MM: Let It Be não foi a primeira publicidade exagerada num disco dos Beatles. Lembra de Tony Barrow? E seu maravilhoso texto em Please Please Me, etc. etc. Os primeiros discos de Natal!

.

E você tem que admitir que era um álbum da “nova fase” dos Beatles, aliás escrito no estilo do grande Barrow! E a propósito, o que aconteceu com minha ideia de colocar uma paródia da capa do nosso primeiro disco na capa de Let It Be?

.

Além disso, originalmente nós pretendíamos parodiar o Barrow, então isso foi publicidade. Mas o que é o seu artigo da LIFE? Tony Barrow não conseguiria ter feito o mesmo. (E o texto do encarte no álbum dos Wings não é exatamente realista, é?) De qualquer forma, chega desse divertimento mesquinho burguês.

.

Outra coisa, o que quer dizer com GRANDE COISA em Toronto? Foi totalmente instantâneo. Eles nos ligaram na Sexta, nós voamos pra lá, e nós tocamos no Sábado. Eu passei mal porque estava bêbado. Escute o disco – nem ensaio teve. Vamos lá Macca! Admita! Nós nunca tínhamos tocado juntos antes! Meia dúzia de shows ao vivo sem alvoroço. Na verdade ESTAMOS FAZENDO o que você diz que os Beatles deveriam fazer. Yoko e eu temos feito isso por três anos. (eu disse que achava estúpido os Beatles fazerem isso. Ainda acho que é estúpido.) Então vá em frente e faça isso! Faça! Faça! (Cambridge, de 1969, foi totalmente não divulgado!) Uma casa bem pequena. Lyceum Ballroom, 1969, sem estardalhaço, grande show… Live Jam em breve! Filmore East, 1971, sem divulgação. Nós até tocamos nas ruas aqui do Village (nossa casa espiritual?) com o grande David Peel. Nós até fomos retirados pelos guardas. É o melhor, apenas FAZÊ-LO.

.

Eu sei que você vai gostar, e de qualquer forma eles nem esperam mais os Beatles agora.

.

Então você acha que ‘Imagine’ não é político? É ‘Working Class Hero’ com açúcar para conservadores como você! Você obviamente não gostou das letras. Imagine! Você toma ‘Working Class Hero’ tão literalmente (leia o meu próprio review do álbum na Crawdaddy.) Sua política é muito similar a de Mary Whitehouse: “Dizer nada é tão alto quanto dizer alguma coisa.”

.

Sem ressentimentos a você também. Eu sei basicamente que queremos o mesmo, e como eu disse no telefone e nessa carta, quando for que quiser me encontrar, tudo que tem que fazer é ligar.

.

All you need is love

Power to the people

Free all prisoners

Jail the judges

Love and peace

Get it on and rip ‘em off

John Lennon

P.S. O pedaço que realmente nos deixou confusos foi você pedir para nos encontrar SEM LINDA E YOKO. Eu achei que você JÁ tivesse entendido que eu sou JOHN&YOKO.

P.P.S. Até os seus advogados sabem que você não pode “só assinar um pedaço de papel” (ou eles não te disseram?)

Veja também

RELEMBRE A CARREIRA DE OLIVIA NEWTON-JOHN POR SEUS FILMES

MORRE OLIVIA NEWTON-JOHN AOS 73 ANOS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. carta de john lennon para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.