Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chanceler defende abandono do Brasil de lista na OMC por apoio dos EUA à entrada na OCDE

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Chanceler defende abandono do Brasil de lista na OMC por apoio dos EUA à entrada na OCDE"

Publicada em  

(Reuters) - O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, avaliou a viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos como amplamente positiva e defendeu a negociação que definiu o apoio dos EUA à entrada brasileira na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em troca de o Brasil deixar uma lista de países beneficiados da Organização Mundial do Comércio (OMC).

'A determinação é claríssima, é de não mais nos colocarmos nessa posição de eterno país em desenvolvimento, de assumir a nossa condição de país grande, com sua expectativa de desenvolvimento e crescimento, mas abandonar essa ótica do eterno em desenvolvimento, e através dessa opção nos colocarmos no centro decisório da OMC', disse Araújo em entrevista coletiva para fazer um balanço da viagem presidencial aos EUA.

Ao mesmo tempo que o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou apoio ao pleito brasileiro de entrada na OCDE, o Brasil se comprometeu a abdicar de estar na lista de países com tratamento especial e diferenciado da OMC.

Essa troca não era a posição defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Pelo menos dois países-membros da OCDE --Coreia do Sul e Turquia-- estão na lista de países com tratamento diferenciado da OMC.

Araújo, no entanto, disse que a participação nessa lista não vinha beneficiando o Brasil.

'Nosso comércio não tem crescido, nós temos perdido espaço como ator comercial, temos perdido competitividade', argumentou Araújo. 'Tudo aquilo que o tratamento diferenciado era suposto a ajudar um país a atingir, no caso do Brasil não tem sido. Se houvesse uma percepção de que realmente esse tratamento é essencial, nos ajudou, seria uma discussão, mas a gente não vê que tenha havido resultados que compensem.'

A OCDE aconselha seus 36 membros, na sua maioria países ricos, e é considerada uma influenciadora-chave na arquitetura econômica mundial.

Apesar da avaliação positiva do chanceler, negociadores brasileiros deixaram Washington com um gosto de frustração, segundo duas fontes ouvidas pela Reuters.

'Se é para avançar desse jeito, melhor até que fique como está', disse à Reuters uma das fontes envolvidas diretamente na tentativa de abrir o mercado norte-americano para novos produtos agrícolas brasileiros. [nL1N2161TD]

(Por Alexandre Caverni, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chanceler defende abandono do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.