Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com aumento de tarifas próximo, China pede meio-termo com EUA e nega retrocesso

Placeholder - loading - Bandeiras da China e dos EUA 27/04/2018 REUTERS/Jason Lee/File Photo
Bandeiras da China e dos EUA 27/04/2018 REUTERS/Jason Lee/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Yawen Chen e Se Young Lee

PEQUIM (Reuters) - A China fez um apelo aos Estados Unidos para encontrarem um meio-termo e consigam fechar um acordo que possa encerrar a guerra comercial entre os dois países, enquanto seu principal negociador chega a Washington para dois dias de negociações na esperança de evitar os aumentos de tarifas dos EUA a partir de sexta-feira.

Os dois lados pareciam estar convergindo para um acordo até o último fim de semana, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou sua intenção de aumentar as tarifas após seus negociadores dizerem que a China estava recuando em compromissos anteriores.

'O lado norte-americano deu muitos rótulos recentemente, 'retrocesso', 'traição' etc ... A China dá grande importância à confiabilidade e mantém suas promessas, e isso nunca mudou', disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, a repórteres em Pequim nesta quinta-feira.

Gao disse que é normal que os dois lados tenham divergências durante o processo de negociação.

Falando a simpatizantes em um comício na Flórida na quarta-feira, Trump disse que a China 'quebrou o acordo' e prometeu não recuar na imposição de mais tarifas sobre as importações chinesas a menos que Pequim 'pare de enganar nossos trabalhadores'.

Uma prolongada guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo será prejudicial ao crescimento econômico global, e os investidores tiram seu dinheiro dos mercados acionários esta semana, com receio de que a perspectiva de um acordo estivesse se desfazendo.

Gao disse que a decisão de enviar a delegação liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu He a Washington, apesar da ameaça tarifária, demonstrou a 'maior sinceridade' da China.

'Esperamos que os EUA possam encontrar um meio-termo com a China, cuidar das preocupações uns dos outros e resolver os problemas existentes por meio de cooperação e consultas', disse Gao.

Ele disse que é normal ter desentendimentos durante um processo de negociação e pediu aos Estados Unidos que parem de tomar ações unilaterais, advertindo que a China está totalmente preparada para defender seus interesses.

'A atitude da China tem sido consistente e a China não sucumbirá a nenhuma pressão', disse Gao. 'A China fez preparativos para responder a todos os tipos de resultados possíveis'.

Ele não deu detalhes.

O gabinete do Representante do Comércio dos EUA disse que as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses subirão de 10 para 25 por cento na sexta-feira.

Isso inclui químicos, materiais de construção, móveis e alguns eletrônicos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com aumento de tarifas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.