Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crítica Antena 1: “Primavera”

Em uma mistura de estilos o filme conta a história de uma família

Placeholder - loading - Banner do filme "Primavera". - Divulgação
Banner do filme "Primavera". - Divulgação

Publicada em  

“Primavera” traz uma história interessante através de uma linguagem inovadora depois de 20 anos de produção. Uma crônica sobre uma família incomum, mas cheia de banalidades, é contada com palavras escolhidas a dedo – o que lhe dá ares poético em certo ponto – e mostrada ao público como um documentário. Mas não repetindo a fórmula dos Mocumentaries dos sitcons do começo dos anos 2 mil.

Comparo a linguagem com um documentário pela mistura de imagens e clipes sobre postos pela fala do narrador no presente sobre o que ocorreu no passado. Há também o fato de as peonagens do passado muitas vezes parecerem depor ou darem uma entrevista ao público, mas também existem cenas de acontecimentos fatídicos para evitar a fadiga.

No filme, o narrador conta sua genealogia desde o primeiro membro da família até seu pai, cuja morte desencadeia a vontade de relembrar a história da família que está registrada em um livro escrito pelos primos – mas mal impresso. Há registro de tudo: casamentos, mortes, nascimentos, perdas e enriquecimentos. A obra se comporta como uma crônica particular que pertence à família.

Um filme quase livro

Vê-se muito de traços literários na forma que o filme conta a história a qual se propõe. O sarcasmo de Machado de Assis vem com as imagens que traz comparações instantâneas ao público entre as personagens e animais. A forma que escolhe um adjetivo para caracterizar cada pessoa – que há de, na verdade, internalizar uma geração – lembra muito a forma escolhida pelos grandes autores de fantasia, mas a forma escolhida aqui se aproxima muito da usada por Tolkien em “O Silmarillion”.

Dessa forma, temos o avô poeta, o parente apaixonado, a matriarca louca. Dando a cada personagem uma construção única que, de uma ótima forma pitoresca, e personalidades marcantes e especiais a todos.

Primavera estreia dia 17 de fevereiro
Toque para aumentar

A diferente visão da lembrança

Muitas vezes ao longo do filme vemos dois fenômenos sobre o envelhecimento: personagens não envelhecem e os empregados vivem durantes gerações. Cabe boa análise.

O fato de os empregados não envelhecerem pode se dar porque a família rica não nota a mudança de empregados ao longo do tempo. Já o fato dos próprios familiares não envelhecerem – alguns inclusive sempre são retratados velhos – vem da premissa que o narrador se baseia em suas lembranças e no livro escrito por seus primos.

Sendo assim, é de se deduzir que cada parente só recebeu uma descrição – ou enquanto jovem ou enquanto velho – e desta forma sua imagem não se transforma ao longo da narrativa. Vemos no filme uma espécie de metafísica da lembrança.

pôster do filme Primavera (2022)
Toque para aumentar

Vamos aos técnicos

A mistura da técnica documental com a narrativa romântica pede que o roteiro seja bom. É. A direção inova com ousadia e a fotografia traz força. Figurinos impecáveis. O roteiro, sim ele de novo, nada supera.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Carlos Porto de Andrade Jr.

Roteiro: Carlos Porto de Andrade Jr.

Elenco: Ana Paula Arósio, Ruth de Souza, Marília Gabriela, Werner Schunneman e outros

Duração: 1h 52min

Gênero: Drama, Romance

Classificação Etária: 18 anos

Nota: 9


Veja também:

#TBT: 10 anos sem Whitney Houston

Boy George, vocalista do Culture Club, lança coleção de NFT

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. critica antena 1 primavera

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.