Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Curiosidade: Ilha da Sardenha tem maior longevidade da Itália

Habitantes passam dos 100 anos de idade com facilidade

Placeholder - loading - Ilha na Sardenha, Itália. - Divulgação
Ilha na Sardenha, Itália. - Divulgação

Publicada em  

Assim como algumas regiões ao redor do globo, a Sardenha faz parte do seleto grupo de paraísos da longevidade, regiões também conhecidas como “Blue Zones”, lugares com as maiores taxas de habitantes centenários. O termo, cunhado em 2005, veio de uma pesquisa que identificava locais onde as pessoas tendem a viver por mais tempo, e dentre delas está: Okinawa no Japão, Loma Linda na Califórnia, Península de Nicoya na Costa Rica, Icária na Grécia e a Sardenha na Itália.

Você deve estar se perguntando qual é o segredo dessas pessoas e o que há nessas áreas para que sua população disponha de uma vida tão extensa. Bom, assim como todas as Blue Zones, não há causa determinante para esse fenômeno, é preciso que sejam analisados diversos fatores ao longo dos anos para descobrir a fonte dessa preservação. Ainda assim, há algumas teorias de como os italianos da Sardenha se mantém durante tanto tempo.

Sardenha
Toque para aumentar

LEIA MAIS: VINHO MAIS CARO DA ITÁLIA: BAROLO RISERVA MONFORTINO

O estilo de vida que os Sardos levam com certeza contribui muito para a sua longa duração de suas vidas, sendo a alimentação um ponto emblemático. Quanto a isso, existem alguns dados mostrando que 93% dos homens centenários bebem vinho (quase o dobro da média italiana), todos os dias as mulheres comem laticínios em 92% dos casos (89% homens), 83% das mulheres e 80 % homens consomem massas e, por fim, 77% da população feminina e 69% da masculina comem vegetais.

Casal idoso
Toque para aumentar

A ilha, situada no meio do Mediterrâneo, tem o percentual de habitantes que vivem mais de 100 anos três vezes maior do que no resto do mundo. Segundo um estudo realizado pela pesquisadora Maria Chiara Fastame com diversos moradores anciãos da Sarenha, “Ajustados fatores como gênero, estilo de vida, hábitos alimentares e prática de exercícios, entre outros, a equipe de Fastame descobriu que a felicidade é uma característica comum entre os longevos habitantes da Sardenha.”

Consumo de vinho

Uma das características que leva a longevidade dos sardos é o consumo de vinho, especialmente a casta Cannonau.

Diversas pesquisas mostraram que a bebida produzida com as uvas Granache na Sardenha possuem a substância que trabalha na regulação da pressão sanguínea e auxilia contra o surgimento de doenças cardíacas. Tal elemento está presente em até três vezes mais do que vinhos comuns, assim, consumir o líquido virou um dos grandes pilares dos centenários da ilha.

Vinh
Toque para aumentar

Outra curiosidade sobre essa tão particular região é que para ser considerada uma Blue Zone é necessário ter laços familiares, envolvimento social, não fumar, ter dieta rica em legumes, consumir menos carne e fazer exercício físico constante e moderado. Todos esses fatores estão fortemente presentes entre os sardos, fazendo com que os cidadãos tenham vidas longas, felizes e saudáveis.

Porém também vale lembrar que “A maior parte das pesquisas sobre os mais velhos entre os idosos do mundo se foca em fatores de saúde, mas, mais do que pressão arterial e níveis de açúcar no sangue, o bem-estar mental dos centenários são fortes indicativos de sobrevivência. A personalidade determina a forma como reagimos ao estresse e às mudanças diárias e, por isso, se seremos tão felizes na velhice como fomos na juventude. Centenários saudáveis têm mente mais aberta e meticulosa. Ao mesmo tempo, personalidades neuróticas estão associadas a uma saúde mais pobre. Entender a saúde nesses termos tem muitas implicações para a qualidade de vida.”, apontou Leonard Poon, diretor do Instituto de Gerontologia da Universidade da Geórgia, autor de um estudo sobre os fatores relacionados à longevidade.

Idosos sorrindo em grupo
Toque para aumentar

LEIA MAIS: MISERY INOVA AO LEVAR OBRA AO TEATRO, CONFIRA ENTREVISTA COM MEL LISBOA

Hábitos para alcançar a longevidade

Para que nós meros mortais possamos chegar perto de ter uma vida tão longa quanto a destes italianos, aqui vão algumas dicas para chegar perto dos 100 com muita saúde! Afinal, as pessoas tendem a viver cada vez mais, então vamos fazer isso mantendo uma boa qualidade de vidas por meio de práticas que ajudam a frear o processo de envelhecimento.

Vida social

É essencial manter uma vida social ativa, conservar relações auxilia, e muito, para a disposição e felicidade. Segundo especialistas, manter amizades e cultivar vínculos com familiares faz com que o indivíduo se cuide mais e tenha uma rede de apoio.

Familia com avós
Toque para aumentar

Administrar o estresse

É extremamente vantajoso evitar tensões e focar em costumes que gerem tranquilidade. Assim, é essencial criar uma rotina que abranja principalmente a prática de atividades físicas que liberem esse nervosismo. Além disso, dormir regularmente, manter uma organização financeira, criar hobbys e buscar atividades de relaxamento meditação como yoga.

Yoga
Toque para aumentar

Alimentação saudável

Ingerir alimentos que sejam ricos em cores, nutrientes e texturas, e com menor quantidade de químicos, ou isenção de agrotóxicos, ajuda na proteção do organismo e contribui para evitar doenças. Adotar uma dieta balanceada durante a vida é com certeza uma das chaves para a vida longa.

Alimentos diversos
Toque para aumentar

Veja também:

FLORENCE + MACHINE LANÇA CLIPE DE “HEAVEN IS HERE” GRAVADO NA UCRÂNIA

BIG HOUR ESPECIAL DIA DA MULHER: LANÇAMENTO DE

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. curiosidade ilha da sardenha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.