Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Entenda como funciona o disco de vinil e como é feito

Conheça o processo desde a matriz até a gravação

Placeholder - loading - iStock
iStock

Publicada em  

Com mais de 70 anos desde o primeiro LP da história fabricado nos Estados Unidos, diferentes formatos de do disco de vinil apareceram e desapareceram, sem contar a influência do meio digital. Mesmo com todos esses fatores, o vinil sobreviveu as mudanças e segue muito apreciado pelos saudosistas e até mesmo por jovens.

Nessa matéria especial, nós da Antena 1 preparamos um conteúdo riquíssimo em detalhe sobre a com é feito o disco de vinil, a origem e os primeiros exemplares.

Antes mesmo de começar, aqui vale uma curiosidade e que talvez confundam algumas pessoas. Disco de vinil, Lp ou apenas vinil. Todas são formas corretas de chamar, Lp vem da língua inglesa “Long Playing Record”, em português registro de longa gravação.

História do vinil

O surgimento do primeiro Lp veio lá junho de 1948, no Estados Unidos. Naquela época, a disco grande e cheio de “riscos” foi chamado de Long Play, por justamente ter uma longa capacidade de gravação.

Um pouco antes do Lp propriamente dito, era usado uma outra versão que foi batizada de Disco de 78 rotações ou Disco de Goma-Laca. Eles eram parecidos com o vinil, até tinham as mesmas dimensões e cor, e o nome de 78 rotações veio pelo motivo das vitrolas da época rodarem em 78,26rpm.

A grande diferença entre os dois era de fato o tempo de gravação. O disco de Goma-Laca tinha a autonomia de no máximo 3 minutos, possibilitando então no máximo uma música A chegada do vinil veio para girar a vitrola e tornar possível apreciar as obras de forma completa.

Você sabia?

A Antena já realizou uma matéria fantástica sobre a volta da comercialização dos Lps! Lá reservamos o espaço exclusivo para as vendas dos discos e também uma breve história, confira em nosso link.

Você sabia que os discos de vinil voltaram à moda?

Disco de vinil
Toque para aumentar

Confira o passo a passo da produção do disco de vinil

1-) A primeira fase para a produção do disco parece óbvia, mas sem ela nada sairia do plano. Todas as faixas musicais são gravadas, e ficaram registadas em um estúdio. A música registrada ficará na espera do disco.

Microfone
Toque para aumentar

2-) A segunda parte do processo é chamada de criação da matriz. A matriz é feita com um disco de alumínio, nas proporções de 35 cm de diâmetro e 2 mm de espessura. Esse primeiro disco recebe alguns tratamentos, e um deles é o banho de acetato. Depois a matriz é concluída em níquel puro.

3-) Partindo para o terceiro passo, onde as melodias começas a querer sair da mídia digital para à física, o então disco de alumínio vai para uma máquina onde haverá a fusão de outros compostos, como PVC. Todo esse material é fundido no que é chamado de “bolacha”, junto ao disco de alumínio. Esse é o processo que dá a color do vinil propriamente dito. Junto com a “bolacha”, os selos contendo o nome da obra vão também, frente e verso.

Produção disco de vinil
Toque para aumentar

4-) Depois de tomar a nova forma, o Lp vai para outra máquina onde será realizado o corte do excesso nas bordas. Seguindo a ordem de produção, agora sem as bordas, o vinil vai para um descanso de 24 horas, para que as moléculas se acomodem e fique rígido.

5-) Por fim, chegamos na parte de gravação! O vinil vai até uma máquina para que as músicas sejam gravadas uma pequena agulha fará todo trabalho, toda a mídia digital aos poucos passa a virar verdadeiros cortes no disco. Elas podem ficar próximas umas das outras, mas nunca se cruzam. Dependendo da nota, seja ela mais grave ou mais aguda o “sulco” será mais ou menos profundo.

Veja também

CONHEÇA A HISTÓRIA DA MÚSICA ‘MISSING YOU’ DE DIANA ROSS

AS 10+ ANTENA 1 DE 19 DE FEVEREIRO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entenda como funciona o disco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.