Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo revela benefícios de treinar em jejum

O hábito reduziu o risco de diabetes e doenças cardíacas em homens.

Placeholder - loading - Refeitção com iogurte e granola (Foto: Pixabay)
Refeitção com iogurte e granola (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Você deve comer antes ou depois do exercício pela manhã? Esse debate dura anos e bons argumentos sustentam cada uma das teses, e agora um estudo veio te ajudar a decidir o seu lado! As informações são da CNN.

O grupo que come primeiro diz que a comida antes do exercício aumenta o açúcar no sangue, dando combustível ao corpo para aumentar a intensidade e a duração de um treino. Também evita que você fique cansado ou tonto.

Já aqueles que comem depois do treino dizem que você queima mais gordura se jejuar antes do exercício.

Leia também: Tomar café da manhã antes dos treinos ajuda no emagrecimento.

O estudo

Um pequeno estudo britânico publicado na sexta-feira (18) apoia o último ponto de vista: em 30 homens obesos ou acima do peso, aqueles que se exercitavam antes do café da manhã queimavam o dobro da gordura que os homens que tomavam café antes de se exercitarem.

Isso ocorre porque o exercício sem combustível força o corpo a transformar os carboidratos armazenados e, quando esses acabam rapidamente, as células adiposas.

Infelizmente, o grupo que comeu depois não perdeu mais peso do que o grupo que comeu antes durante as seis semanas do estudo, mas teve efeitos "profundos e positivos" na saúde do grupo que jejuou, disseram os pesquisadores.

Ignorar a refeição antes do exercício tornou os músculos dos homens mais sensíveis à insulina, que controla os níveis elevados de açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de diabetes e doenças cardíacas.

"O grupo que se exercitou antes do café da manhã aumentou sua capacidade de responder à insulina, o que é ainda mais notável, pois os dois grupos de exercícios perderam uma quantidade semelhante de peso e ganharam uma quantidade semelhante de condicionamento físico", disse o fisiologista Javier Gonzalez, professor do departamento de saúde da Universidade de Bath, em comunicado.

Outros estudos

Um estudo de 2017 da Universidade de Bath, também em coautoria de Gonzalez, analisou 10 homens e encontrou os mesmos resultados - por causa dos níveis mais baixos de açúcar no sangue após o jejum, os homens queimaram mais gordura.

No entanto, desta vez os homens queimavam mais calorias se tomavam o café da manhã primeiro.

Já um estudo de 2010 encontrou resultados semelhantes, desta vez em um grupo de 28 homens saudáveis e fisicamente ativos. Um grupo não fez exercício. Dois outros grupos foram submetidos a exaustivos exercícios matinais de corrida e ciclismo quatro vezes por semana; um grupo comeu antes do exercício e o outro depois.

Provavelmente não é surpresa que o grupo que não se exercitou tenha engordado. Mas, ao contrário do estudo de 2017, o grupo que tomou café da manhã antes do exercício também ganhou peso.

Obviamente, a ciência precisa encarar isso muito mais com grupos de estudo muito maiores. Mas, com base na ciência desses estudos, parece que exercitar-se antes de comer pode ser bom para sua saúde geral, mesmo que nem sempre diminua suas medidas.

Se você optar por se exercitar com o estômago vazio, lembre-se destas dicas para evitar que seu tecido muscular se danifique:

Use os quatro R's de recuperação: reidrate, reabasteça, repare e reforce.

Faça isso bebendo água ou bebidas esportivas.

Dentro de 15 a 30 minutos, coma uma refeição com uma proporção de 4:1 de carboidratos para proteínas de alta qualidade.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo revela beneficios de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.