Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Evacuação de Mariupol, Brasil de fora da cúpula do G7 e mais desta segunda

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Internacional

Uma operação realizada pela ONU e pela Cruz Vermelha no fim de semana retirou civis que estavam escondidos em uma usina na cidade ucraniana de Mariupol, cercada por forças russas. Foram dois dias de verdadeiro cessar-fogo no território, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O país espera seguir com a evacuação nesta segunda-feira.

Mais de 5,5 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde a invasão russa, de acordo com a ONU. A maioria dos ucranianos fugiu para países vizinhos, como a Polônia. A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, viajará nesta semana para Romênia e Eslováquia para demonstrar apoio aos refugiados.

A Alemanha, que sediará a cúpula do G7 em junho, anunciou os países convidados para o encontro. Os líderes da África do Sul, Índia, Indonésia e Senegal foram chamados para participar. O Brasil ficou de fora pela terceira vez seguida.

Economia

O setor público consolidado registrou superávit primário de quase R$ 3,5 bilhões em fevereiro. Segundo o Banco Central, trata-se do melhor resultado para o mês desde 2012. O saldo abrange as contas do governo federal, estados, municípios e empresas estatais.

O mercado financeiro elevou para 7,89% a estimativa de inflação para este ano. A previsão de crescimento do PIB brasileiro também avançou para 0,70%. Os números são do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

O Comitê de Política Monetária do BC se reúne nesta semana para definir a taxa de juros. A expectativa dos economistas é que o Copom anuncie na próxima quarta-feira uma alta de um ponto percentual, para 12,75%. Os analistas acreditam que a Selic ainda deve alcançar 13,25% este ano.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB, subiu 0,34% na passagem de janeiro para fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador avançou 0,66%. O IBC-Br acumula alta de 4,82% em 12 meses.

O INSS começa a pagar nesta segunda-feira a primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Os segurados com Número de Inscrição Social terminado em 1 e 6 recebem primeiro. Os pagamentos são feitos junto com os benefícios referentes a abril.

O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas, subiu 2,7 pontos em abril, segundo mês seguido de alta. Com isso, o indicador atingiu 94,5 pontos, o maior patamar desde novembro do ano passado. O cálculo considera sondagens dos setores da indústria, serviços, comércio e construção.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. evacuacao de mariupol brasil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.