Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Haddad defende acordo comercial com México e intensificação de integração do Mercosul

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Haddad defende acordo comercial com México e intensificação de integração do Mercosul"

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira a negociação de um acordo comercial com o México e a intensificação do ritmo de integração do Mercosul, e disse que já tem mantido contatos com autoridades argentinas e com assessores do presidente eleito do México neste sentido.

Em entrevista coletiva em São Paulo, onde fará gravações para a campanha, Haddad também defendeu a parceria com os países do Brics --grupo formado, além do Brasil, por Rússia, Índia, China e África do Sul-- e disse que as exportações podem ser um motor importante da geração de empregos.

'Os Brics são muito importantes para o Brasil. China, Índia, Rússia são mercados muito importantes para o Brasil. E nós temos que aprofundar os acordos bilaterais e multilaterais com esses parceiros', disse o petista.

'A integração do Mercosul, não dá para manter o ritmo atual. Temos que aprofundar o ritmo da integração. Eu tenho mantido contato com autoridades argentinas que eu já conhecia de longa data e nós vamos buscar uma aproximação com a Argentina.'

Haddad afirmou que a vitória do político de esquerda Andrés Manuel López Obrador na eleição presidencial mexicana abriu um novo horizonte para o Brasil e disse que pretende explorá-lo, se eleito, mantendo desde já conversas com a equipe de Obrador.

'Abriu-se uma possibilidade nova que a gente tem que explorar --além de Oriente Médio, África-- que é a vitória do Obrador no México. O México pode fazer um acordo bilateral com o Brasil visando a ampliação do comércio', disse o petista, que afirmou que historicamente o Brasil tem dificuldades de firmar acordos profundos com o México.

'A vitória do Obrador nos dá essa possibilidade. Também tenho mantido conversas com assessores do Obrador, que toma posse até antes do presidente do Brasil, toma posse em dezembro, e em janeiro o próximo presidente do Brasil --espero que sejamos vitoriosos-- nós possamos também estreitar os laços com o México', disse.

Haddad também defendeu que o Brasil deve ter um papel de facilitador da mediação na crise da Venezuela sem tomar partido e, indagado se o país vizinho ainda é uma democracia, afirmou que 'há um problema de mediação entre as forças políticas de oposição e situação' e que o papel do Brasil é ajudar esta mediação.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. haddad defende acordo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.